Saiba por que o Dia do Pi é comemorado todo 14 de março
A data é uma referência ao valor atribuído à letra grega Pi usada na matemática para fazer cálculos de geometria
Tecnologia e Ciência|Do R7
A letra grega Pi é uma famosa constante matemática lembrada todo dia 14 de março desde 1988, há 30 anos. A data foi escolhida porque, geralmente, o valor atribuído ao Pi é 3,14. Em países de língua inglesa o mês vem antes do dia, ou seja, 3/14. Em outros locais, como no Brasil, o padrão é o dia primeiro: 14/03
O valor do Pi é obtido a partir da divisão do comprimento de uma circunferência pela medida do diâmetro dela, a reta que liga um ponto a outro passando pelo centro obrigatoriamente.
O Pi muitas vezes é usado somente até a segunda casa depois da vírgula, mas o número vai muito além disso. O resultado tem infinitas casas decimais, aqueles números do lado direito da vírgula, e existe até competições de quem memoriza a maior quantidade de números depois do 3,14.
A tradição para comemorar a data é comer tortas de frutas. Isso porque, em inglês, o som da letra grega é parecido com a pronuncia de "pie", que significa torta. O Google publicou um Doogle criado a partir dos ingredientes de uma receita de maçã para homenagear a data e os fãs de matemática
Coincidências da data
O dia 14 de março também é lembrado por ser o aniversário do físico Albert Einstein. Ele é considerado um gênio por suas descobertas e por suas teorias.
Outro nome notório da ciência é Stephen Hawkig e ele também será lembrando para sempre no Dia do Pi. O britânico morreu nesta quarta-feira (14) aos 76 anos. Curiosamente, ele nasceu no mesmo dia em que Galileu Galilei morreu, só que 300 anos depois.