Saiba por que o Dia do Pi é comemorado todo 14 de março

A data é uma referência ao valor atribuído à letra grega Pi usada na matemática para fazer cálculos de geometria

Comer torta de maça é uma tradição para celebrar o dia do Pi

Comer torta de maça é uma tradição para celebrar o dia do Pi

Pixabay

A letra grega Pi é uma famosa constante matemática lembrada todo dia 14 de março desde 1988, há 30 anos. A data foi escolhida porque, geralmente, o valor atribuído ao Pi é 3,14. Em países de língua inglesa o mês vem antes do dia, ou seja, 3/14. Em outros locais, como no Brasil, o padrão é o dia primeiro: 14/03

O valor do Pi é obtido a partir da divisão do comprimento de uma circunferência pela medida do diâmetro dela, a reta que liga um ponto a outro passando pelo centro obrigatoriamente.

O Pi muitas vezes é usado somente até a segunda casa depois da vírgula, mas o número vai muito além disso. O resultado tem infinitas casas decimais, aqueles números do lado direito da vírgula, e existe até competições de quem memoriza a maior quantidade de números depois do 3,14.


A tradição para comemorar a data é comer tortas de frutas. Isso porque, em inglês, o som da letra grega é parecido com a pronuncia de "pie", que significa torta. O Google publicou um Doogle criado a partir dos ingredientes de uma receita de maçã para homenagear a data e os fãs de matemática

Reprodução

Coincidências da data

O dia 14 de março também é lembrado por ser o aniversário do físico Albert Einstein. Ele é considerado um gênio por suas descobertas e por suas teorias.

Outro nome notório da ciência é Stephen Hawkig e ele também será lembrando para sempre no Dia do Pi. O britânico morreu nesta quarta-feira (14) aos 76 anos. Curiosamente, ele nasceu no mesmo dia em que Galileu Galilei morreu, só que 300 anos depois.

Físico britânico Stephen Hawking morreu aos 76 anos no Dia do Pi

Físico britânico Stephen Hawking morreu aos 76 anos no Dia do Pi

Toby Melville/Reuters - 16.12.2015