Trio deixa a Estação Espacial Internacional após quase 200 dias
Astronautas partiram rumo à Terra em uma nave russa
Tecnologia e Ciência|Do R7

Um russo, um norte-americano e uma italiana entraram em uma nave espacial russa Soyuz nesta quinta-feira e deixaram a Estação Espacial Internacional (EEI) depois de 199 dias completos em órbita para iniciar seu retorno, com atraso, para a Terra.
O comandante da Expedição 43 e representante da NASA, Terry Virts, a membro da Agência Espacial Europeia, Samantha Cristoforetti, e o cosmonauta russo Anton Shkaplerov deram um abraço caloroso nos três tripulantes que permaneceram a bordo da Estação entrar na nave espacial Soyuz TMA-15M pouco depois das 4h (horário de Brasília).
Três horas mais tarde a Soyuz se desmembrou do módulo Rassvet no posto espacial avançado de 100 bilhões de dólares, com o objetivo de pousar no centro do Cazaquistão às 10h43.
Conheça as invenções do laboratório Google ATAP
Cápsula sustentável permite que você viva em qualquer lugar do mundo
Impressionante! Conheça os robôs que conseguem se adaptar como animais
O controle de missão na Rússia, perto de Moscou, informou que todos os sistemas Soyuz operavam em excelente forma, sem problema algum nesta fase, à medida que a nave se distanciava da estação espacial.
Com a partida do grupo, ficaram na estação os cosmonautas russos Gennady Padalka e Mikhail Kornienko e o astronauta da Nasa Scott Kelly, que permanecerão sozinhos pelo menos até dia 23 de julho, quando Oleg Kononenko, da Rússia, Kjell Lindgren, da Nasa, e Kimiya Yui, do Japão, devem chegar à estação.














