Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo federal exonera Marcelo Xavier da presidência da Funai

Delegado da Polícia Federal, ele assumiu o cargo em julho de 2019, ocupando o lugar do general Franklimberg Ribeiro de Freitas

Brasília|Do R7

Presidente da Funai, Marcelo Xavier, é exonerado do cargo
Presidente da Funai, Marcelo Xavier, é exonerado do cargo Presidente da Funai, Marcelo Xavier, é exonerado do cargo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) exonerou o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva, do cargo. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (29) no Diário Oficial da União.

Delegado da Polícia Federal, Xavier foi nomeado para a função em julho de 2019. Ele assumiu o posto no lugar do general Franklimberg Ribeiro de Freitas, que deixou o cargo em 11 de junho, após ser alvo de forte pressão da bancada do agronegócio.

Depois de três meses no comando, Xavier fez uma demissão generalizada na Funai e trocou 15 coordenações de áreas da autarquia. Naquele mesmo mês de outubro, ele demitiu o indigenista Bruno Pereira, que era coordenador-geral de Índios Isolados.

Durante sua gestão, Xavier foi alvo de críticas e protestos por parte dos servidores da Funai. Em julho, um ex-funcionário do órgão hostilizou o então presidente da entidade em um evento na Espanha. Na ocasião, Ricardo Rao culpou Xavier pelo assassinato de Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.