Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Suspeito de ligação com mortes do jornalista e do indigenista se entrega à polícia

 Jeferson da Silva Lima, o 'Pelado da Dinha', estava foragido; dois irmãos já haviam sido presos após admitirem os crimes

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

Jeferson da Silva Lima, conhecido como 'Pelado da Dinha' (de costas), preso neste sábado (18)
Jeferson da Silva Lima, conhecido como 'Pelado da Dinha' (de costas), preso neste sábado (18) Jeferson da Silva Lima, conhecido como 'Pelado da Dinha' (de costas), preso neste sábado (18)

A Polícia Civil do Amazonas prendeu na manhã deste sábado (18) o terceiro homem suspeito de envolvimento na morte do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira. O suspeito é Jeferson da Silva Lima, conhecido como "Pelado da Dinha". Ele era considerado foragido pela polícia.

De acordo com nota divulgada pela Polícia Federal, que coordena a força-tarefa montada para elucidar o crime, Lima entregou-se na Delegacia de Polícia de Atalaia do Norte. Ele será interrogado e encaminhado para audiência de custódia.

Dois irmãos, Amarildo dos Santos, mais conhecido como "Pelado", e seu irmão, Osoney da Costa, já haviam sido presos como autores dos crimes. Amarildo teria confessado que matou o indigenista e o jornalista, esquartejou seus corpos e ateou fogo neles com a ajuda do irmão. Ele indicou à polícia o local onde os cadáveres foram enterrados.

Perícia feita pela Polícia Federal nos restos mortais encontrados na região confirmou que parte do material era do jornalista e, outra parte, do indigenista. A polícia ainda faz testes no Instituto de Criminalística Federal, em Brasília, para descobrir as cirscunstâncias dos crimes (veja vídeo abaixo).

Publicidade

Phillips e Pereira desapareceram na região do Vale do Javari, no Amazonas, no último dia 5. Eles partiram rumo à cidade de Atalaia do Norte, mas não chegaram ao destino. O jornalista e o indigenista, que era servidor licenciado da Funai, pretendiam realizar entrevistas para a produção de um livro e reportagens sobre invasões nas terras indígenas da região.

Transporte dos corpos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips para perícia em Brasília
Transporte dos corpos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips para perícia em Brasília Transporte dos corpos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips para perícia em Brasília

Região de conflitos

A Terra Indígena Vale do Javari é palco de conflitos que envolvem garimpo, extração de madeira, pesca ilegal e narcotráfico. Com 8,5 milhões de hectares, a região fica no extremo oeste do Amazonas, na fronteira com o Peru, e abriga ao menos 14 grupos isolados — a maior população indígena não contatada do mundo.

A área é a segunda maior terra indígena do país — atrás apenas da Yanomami, em Roraima, na divisa com a Venezuela, que tem 9,4 milhões de hectares — e tem acesso restrito, possível apenas por avião ou barco.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.