Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Prefeitura de Santa Maria diz que documentação de boate está em dia

Incêndio na boate Kiss deixou ao menos 234 mortos e mais de cem feridos

Cidades|Da Agência Brasil, com R7

O prefeito de Santa Maria (RS), Cesar Schirmer, disse em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (29) que todos os documentos e autorizações necessários ao funcionamento da boate Kiss estão em dia. Ele se referiu aos papéis que competem à prefeitura e entregou cópias que, segundo ele, comprovam sua afirmação.

Após um pronunciamento, o prefeito se retirou do local sem responder a perguntas dos jornalistas. O secretário de Governo e Comunicação, Giovani Manica, permaneceu na sala e prestou breves esclarecimentos. Ele concluiu que os documentos eram “autoexplicáveis” e pediu que a imprensa analisasse os papéis e tirasse conclusões.

Entre os documentos entregues estão cópias das leis sobre prevenção e combate a incêndio, um alvará de localização e atividade emitido em abril de 2012, com validade de um ano, e um alvará do Corpo de Bombeiros, com vencimento em 10 de agosto de 2012.

Voluntários aliviam a dor de parentes de vítimas da Kiss


Em marcha silenciosa, Santa Maria exige justiça por seus mortos

Incêndio


O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, a 290 km de Porto Alegre, aconteceu na madrugada de domingo (27) e deixou mais de 230 mortos e mais de cem feridos. O fogo teria começado quando a banda Gurizada Fandangueira se apresentava. Segundo testemunhas, durante o show foi utilizado um sinalizador — uma espécie de fogo de artifício chamado - sputnik - — que, ao ser lançado, atingiu a espuma do isolamento acústico, no teto da boate. As chamas se alastraram em poucos minutos.

A casa noturna estava superlotada na noite da tragédia, segundo o Corpo de Bombeiros. Cerca de mil pessoas ocupariam o local. O incêndio provocou pânico e muitos não conseguiram acessar a única saída da boate. Os proprietários do estabelecimento não tinham autorização dos bombeiros para organizar um show pirotécnico na casa noturna. O alvará da casa estava vencido desde agosto de 2012.


Ao entrar na boate Kiss, para socorrer as vítimas do incêndio, os integrantes da corporação se depararam com uma barreira de corpos.

Mãe de vítima da Kiss fala em falta de fiscalização

Pneumonia química pode se manifestar até três dias depois da tragédia em Santa Maria

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, coronel Guido Pedroso de Melo, descreveu a situação.

— Os soldados tiveram que abrir caminho no meio dos corpos para tentar chegar às pessoas que ainda estavam agonizando.

Veja a cobertura completa do incêndio que deixou centenas de mortos em Santa Maria (RS)

Indenização por danos morais às famílias de mortos em Santa Maria pode passar de R$ 78 mi, diz especialista

Esta é considerada a segunda maior tragédia do País depois do incêndio do Grande Circo Americano, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Em 17 de dezembro de 1961, o circo pegou fogo durante uma apresentação e deixou 503 mortos. 

Prisões

Um dos donos da boate Kiss e dois músicos da banda foram detidos. Os pedidos de prisão, de caráter temporário de cinco dias, foram decretados pelo juiz Regis Adil Bertolin.

Na tarde de segunda-feira (28), outro sócio da casa noturna se entregou à polícia. Ele se apresentou no 1º DP (Distrito Policial) de Santa Maria e não falou com a imprensa.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.