Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após aval da Turquia, Otan vai 'convidar' Suécia e Finlândia a aderirem à Aliança

Países nórdicos aguardavam havia cerca de um mês posição favorável dos turcos para entrar no grupo militar

Internacional|Do R7

Finlândia e Suécia precisavam da aprovação da Turquia para entrar na Otan
Finlândia e Suécia precisavam da aprovação da Turquia para entrar na Otan Finlândia e Suécia precisavam da aprovação da Turquia para entrar na Otan

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) vai "convidar" Suécia e Finlândia a fazer parte da aliança militar depois que a Turquia suspendeu seu bloqueio à adesão dos dois países, anunciou nesta terça-feira (28), em Madri, o secretário-geral Jens Stoltenberg.

"Tenho o prazer de anunciar que agora temos um acordo que abre caminho para Finlândia e Suécia aderirem à Otan", disse Stoltenberg, no primeiro dia de reuniões da cúpula da Otan em Madri.

O acordo "responde às preocupações da Turquia", que era contrária à adesão pela proximidade dos dois países nórdicos com grupos independentistas curdos, acrescentou o secretário-geral.

Segundo o governo de Ancara, tanto Finlândia quanto Suécia abrigavam integrantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em curdo). Vistos pela Turquia como terroristas, os membros do PKK desejam a separação e a independência da parte do território turco onde a minoria étnica vive. 

A invasão russa da Ucrânia intensificou o interesse de suecos e finlandeses em entrar na Otan. A Finlândia, em especial, divide milhares de quilômetros de fronteira com a Rússia, que anunciou possíveis retaliações caso o país se junte à Aliança.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.