Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após Brexit, derrota da reforma política na Itália é novo golpe para União Europeia

Referendo mostrou fortalecimento de movimentos nacionalistas e de extrema-direita

Internacional|Marta Santos, do R7

Italianos votaram contra a reforma política proposta pelo primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi
Italianos votaram contra a reforma política proposta pelo primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi Italianos votaram contra a reforma política proposta pelo primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi

O resultado do referendo realizado na Itália neste domingo (4) demonstrou, pela segunda vez neste ano, um fortalecimento de movimentos nacionalistas e populistas de extrema-direita pela Europa.

Após o Brexit, a saída do Reino Unido da UE (União Europeia), a derrota da reforma política proposta pelo primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, foi mais um duro golpe para o bloco, explica a professora Denilde Holzhacker, do curso de relações internacionais da ESPM.

— A Europa sempre tem esses momentos de questionamento em relação à integração e, quando isso acontece o argumento contra UE se fortalece. Ou seja, com o resultado do referendo, forças de direita ganham mais força interna. A questão da crise econômica ainda pressiona muitos países e a população começa também a questionar o quanto a política imigratória da UE não atrai mais esses imigrantes.

Referendo na Itália deixa UE em estado de alerta

Publicidade

Líder da extrema-direita da Itália quer eleições em 2017

O M5S (Movimento Cinco Estrelas), fundado pelo humorista Beppe Grillo, passou a ser partido que aparece com mais força neste momento na Itália e defende a saída do país da zona do euro.

Publicidade

— Há uma perspectiva de aumento das forças contra a integração europeia. O partido ganhou força com o referendo e a renúncia de Renzi faz com que se tenha uma lógica de reorganizar o sistema político.

Em 2017, França, Alemanha e Holanda também terão eleições. Caso a extrema-direita vença em Paris e Berlim, pilares de sustentação da UE, o bloco poderá chegar ao fim.

— Para entender o grau e a profundidade do que representa o resultado do referendo, temos que esperar as eleições do ano que vem. Além de acompanhar os jogos internos na Europa, um fator que pode fragilizar mais a UE vai ser a política de Donald Trump nos EUA, principalmente pelo papel da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.