Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Atentado com homem-bomba mata primo do presidente do Afeganistão

Terrorista acionou explosivos escondidos em seu turbante ao abraçar Hashmat Khalil Karzai

Internacional|Da Ansa

Um homem-bomba matou o primo do presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, nesta terça-feira (29), informou o porta-voz do governo local. Hashmat Khalil Karzai foi morto dentro de casa, na cidade de Kandahar.

Segundo o porta-voz, o terrorista escondeu os explosivos em seu turbante e entrou na residência de Hashmat para saudá-lo pelo Eid al-Fitr (comemoração que marca o fim do Ramadã). Ao abraçá-lo, ele ativou os explosivos e matou Hashmat. Ainda de acordo com a fonte, ninguém mais se feriu no atentado.

Além de ser primo do atual presidente do país, Hashmat trabalhou na campanha eleitoral de Ashraf Ghani, um dos dois candidatos que concorriam à presidência do Afeganistão. O fato acirrou ainda mais a polêmica que envolve a divulgação dos resultados das eleições no país, agravando a instabilidade no local.

Bombardeio atinge única central elétrica de Gaza e deixa regiões sem energia

Publicidade

2.500 socorristas do 11 de Setembro estão com câncer

O resultado das urnas ainda não foi divulgado, pois enfrenta uma recontagem de votos conturbada. Os resultados provisórios apontavam a vitória de Ghani, mas as duas equipes de campanha não aceitam o número divulgado de votos e acusam que as eleições foram fraudadas.

Publicidade

Esse é o segundo atentado na família Karzai. Em julho de 2011, o irmão do presidente e um dos políticos mais poderosos do país, Ahmed Wali, foi assassinado dentro de casa, em Kandahar. Ninguém até hoje reivindicou a morte, mas acredita-se que os talibãs o assassinaram.

Ainda em 2011, no dia 20 de setembro, o ex-presidente Burhanuddin Rabbani foi assassinado na explosão de um carro-bomba em Cabul, enquanto tentava negociar um acordo de paz com o Talibã. Segundo fontes locais, o homem que detonou os explosivos também carregava as bombas em seu turbante.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.