Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA e Reino Unido estimam em 15 mil o número de soldados russos mortos na Ucrânia

De acordo com o serviço de inteligência britânico, maioria dos mortos são de minorias étnicas do interior da Rússia

Internacional|

Número de soldados russos feridos pode ultrapassar a marca de 45 mil pessoas
Número de soldados russos feridos pode ultrapassar a marca de 45 mil pessoas Número de soldados russos feridos pode ultrapassar a marca de 45 mil pessoas

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos e do Reino Unido acreditam que cerca de 15 mil russos morreram durante os cinco meses de invasão da Ucrânia. Segundo as instituições, o presidente Vladimir Putin estaria sofrendo perdas muito maiores do que o esperado.

Richard Moore, chefe do MI6 britânico, explicou nesta quinta-feira (21) que esses 15 mil mortos são "provavelmente uma estimativa conservadora" e representam uma "derrota" para Putin, que esperava uma vitória rápida.

"É quase o mesmo número que perderam em dez anos no Afeganistão na década de 1980", disse no Fórum de Segurança de Aspen, Colorado, Estados Unidos.

"E não se trata de jovens de classe média de São Petersburgo ou Moscou", comentou Moore. "São garotos pobres das zonas rurais da Rússia. São de vilarejos operários da Sibéria. São desproporcionalmente de minorias étnicas. Eles são sua bucha de canhão".

Publicidade

O diretor da CIA, Bill Burns, disse na mesma conferência que a inteligência dos Estados Unidos estima as perdas russas "em cerca de 15 mil mortos e talvez três vezes mais feridos".

"É um conjunto bastante significativo de perdas. Os ucranianos também sofreram baixas significativas, provavelmente um pouco menos do que isso", disse Burns. Por sua vez, a Ucrânia garante que as perdas da Rússia são maiores, cerca de 36.200 soldados russos mortos.

Publicidade

A Rússia pouco fala sobre perdas e só forneceu um número oficial de vítimas duas vezes, a última em 25 de março com um número de 1.351 mortos, embora os especialistas considerem muito baixo.

" gallery_id="62d74c33c012ad98e900103e" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/eua-e-reino-unido-estimam-em-15-mil-o-numero-de-soldados-russos-mortos-na-ucrania-21072022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.