Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Furacão Matthew: veja o que fazer se você está em regiões de risco e se teve voos cancelados

Companhias aéreas divulgaram comunicados e Consulado-Geral publicou orientações

Internacional|Do R7

Voos foram cancelados e alguns locais estão em alerta
Voos foram cancelados e alguns locais estão em alerta Voos foram cancelados e alguns locais estão em alerta

O furacão Matthew chegou na manhã desta sexta-feira (7) à costa da Flórida, com ventos de até 210 kms por hora. Os ventos atingiram transformadores de energia elétrica, deixando 225 mil pessoas sem eletricidade. As autoridades estão divulgando sucessivos avisos para que as pessoas saiam das áreas de risco e procurem imediatamente abrigo. O furacão é o mais forte dos últimos dez anos e já causou mortes e destruição no Caribe.

Por causa disso, companhias áreas tiveram que cancelar ou reagendar voos que saiam ou chegavam às regiões afetadas. No Brasil, a Azul informou que os voos 8706 e 8707 entre Campinas, no interior paulista e Orlando, na Florida, que estavam previstos para esta sexta-feira, foram cancelados.

A Latam também divulgou uma nota informando que alguns voos com destino a Miami e Orlando poderão ser afetados, assim como a America Airlines que informou ainda que, nesses casos, é possível "alterar sua viagem sem encargos de alteração de voo". A recomendação das companhias é que os passageiros verifiquem a situação dos voos previstos para os próximos dias.

Casos de emergência

Publicidade

Até este momento não há registro de cidadãos brasileiros entre as vítimas do furacão. Em caso de alguma ocorrência, a página de emergências no exterior do Portal Consular do Itamaraty deve ser consultada para informações de contato das Embaixadas e Consulados do Brasil. O Núcleo de Assistência a Brasileiros da Divisão de Assistência Consular do Itamaraty atende pelos telefones: (61) 2030-8804, das 8h às 20h (horário de Brasília), pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br, e, em regime de plantão, das 20h às 8h, pelo celular (61) 9 8197-2284.

Recomenda-se a todos os cidadãos brasileiros na América do Norte a leitura do alerta consular sobre a temporada de furacões nos Estados Unidos.

Publicidade

O Consulado-Geral trabalhará em regime de plantão consular até segunda-feira (10) em razão do furacão e do feriado de Columbus Day. Para casos de comprovada emergência, inclusive localização de brasileiros, estão disponíveis os seguintes números: 305-801.6201 / 305-285.6208 / 305-285.6258. Em caso de falha das conexões telefônicas locais por conta do furacão, estará disponível o Plantão da Assistência Consular em Brasília, por meio do celular (61) 9 8197-2284. O telefone de emergência das autoridades norte-americanas é 911. Para informações sobre serviços de assistência disque 311.

Veja a seguir as recomendações do Consulado-Geral do Brasil em Miami: 

Publicidade

1) Prepare plano de contingência. Visite o site

2) Acompanhe os alertas das autoridades locais: Veja aqui

3) Veja as zonas de evacuação por condado no site

4) Confira lista de abrigos públicos: Leia aqui

5) Para obter maiores informações durante uma emergência (como vias fechadas, alertas de evacuação, abrigos disponíveis etc.), contate 800-342-3557

6) Para solicitar auxílio durante uma emergência (polícia, bombeiros, médicos), ligue 911

7) No caso de turistas, por lei cada hotel deve ter seu próprio plano de contingência. Recomenda-se contatar a gerência do estabelecimento em caso de necessidade.

8) A Cruz Vermelha local administra os abrigos e prepara lista de pessoas desaparecidas. O telefone de contato é 305-644-1200 ou pelo site

Para mais informações, leia o Guia de Preparativos para a Temporada de Furacões do Consulado-Geral em Miami

O Consulado-Geral em Miami mantém plantão consular para casos emergenciais pelo telefone 305-801-6201. No Brasil, o telefone de assistência consular é o do celular de plantão: (61) 9 8197-2284.

Furacão Matthew deixa rastro de morte e destruição no Haiti e já atinge os EUA:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.