Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo britânico vai derrubar barreiras para que mulheres sejam rainhas

Se mudanças forem aprovadas, membros da família real poderão se casar com católicos

Internacional|

Kate Middleton segue internada em um hospital londrino
Kate Middleton segue internada em um hospital londrino Kate Middleton segue internada em um hospital londrino

O governo britânico recebeu a aprovação final de todas as nações da Commonwealth para introduzir um projeto de lei que eliminará a primazia masculina na sucessão ao trono, disse nesta terça-feia (4) o vice-primeiro-ministro, Nick Clegg.

O líder do Partido Liberal-Democrata anunciou que o Executivo de coalizão apresentará "o mais rápido possível" no calendário parlamentar o chamado Projeto de Lei da Sucessão ao Trono na Câmara dos Comuns.

Essa mudança na legislação porá um fim ao atual princípio da primogenitura do varão na Coroa britânica, vigente há quase 300 anos.

Assim, o primeiro filho do príncipe William e sua esposa, Kate, que se encontra no primeiro período de sua gravidez, poderá chegar em um futuro à Coroa britânica seja qual for seu sexo.

Publicidade

No dia 28 de outubro de 2011, os 16 países da Comunidade Britânica de Nações (Commonwealth), que têm a rainha Elizabeth 2ª como chefe de Estado, acertaram modificar suas respectivas leis para abolir a prioridade do homem na linha de sucessão à Coroa.

Como será o novo membro da família real?

Publicidade

O acordo vai modificar a chamada Lei de Instauração de 1701, que estabelece que os homens têm preferência sobre as mulheres na linha de sucessão e que a primogênita de um monarca não pode herdar a coroa se ela tem um irmão mais jovem.

Além disso, será suprimida dessa lei a obrigatoriedade que têm os membros da Família Real de não se casar com uma pessoa de religião católica, que caso contrário se veriam obrigados a renunciar a seus direitos na linha de sucessão à Coroa.

Publicidade

"Este é um momento histórico para nosso país e nossa monarquia. As pessoas de todos os reinos da Commonwealth comemorarão a notícia de que o duque e a duquesa de Cambridge esperam seu primeiro filho", disse Clegg ao anunciar que o consentimento final foi recebido oficialmente.

O vice-primeiro-ministro acrescentou que todos poderão "comemorar que, sem se importar se esse bebê é menino ou menina, tenha igual direito a subir ao trono".

— Trata-se de uma maravilhosa coincidência que a confirmação final das outras nações tenha chegado quando o duque e a duquesa de Cambridge fizeram o anúncio da gravidez.

A confirmação oficial dos duques de Cambridge aconteceu depois que Kate, que permanece no hospital londrino King Edward 7º por causa de fortes náuseas devido a sua gravidez, foi seguida por grande atenção da mídia.

Espera-se que a duquesa, de 30 anos e que se casou com William em 29 de abril de 2011, permaneça vários dias internada.

Quer ficar bem informado? Leia mais

O que acontece no mundo passa por aqui

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.