Logo R7.com
RecordPlus

Imagem mostra momento da explosão que deixou 10 mortos na Turquia

Presidente turco declarou que o ato foi “um atentado suicida” cometido por um sírio

Internacional|Da Agência Brasil

  • Google News
Imagem mostra uma grande bola de fogo ao lado de um obelisco egípcio
Imagem mostra uma grande bola de fogo ao lado de um obelisco egípcio

Uma imagem que seria do momento da explosão que matou pelo menos dez pessoas e feriu outras 15 nesta terça-feira (12) no centro histórico de Istambul está circulando pelos meios de comunicação do país. Na foto, é possível ver uma grande bola de fogo ao lado de um obelisco egípcio.

A forte explosão ocorreu às 10h18 horário local (6h18 em Brasília) no antigo hipódromo, junto à basílica de Santa Sofia e à Mesquita Azul, os dois monumentos mais visitados na maior cidade do país.


O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou que o ato foi “um atentado suicida realizado por uma pessoa de origem síria”.

— Foi um homem bomba de origem síria que perpetrou este ato terrorista (...) a Turquia é o primeiro alvo de todas as organizações terroristas ativas na região.


Governo da Turquia teria censurado informações sobre explosão em Istambul para a mídia

Segundo jornal, 9 das 10 vítimas de explosão em Istambul eram alemães


Segundo a cadeia de informação CNN-Turquia, seis turistas alemães ficaram feridos. O Ministério dos Negócios Estrangeiros norueguês disse, por sua vez, que uma das vítimas do atentado é um cidadão da Noruega.

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, convocou uma reunião de crise em Ancara, com os principais responsáveis pelo setor de segurança do país.


O atentado em Sultanahmet ocorre em um momento em que a Turquia está em estado de alerta, após o atentado mais grave registrado no país e atribuído ao grupo radical EI (Estado Islâmico), que causou 103 mortos em outubro diante da estação central de Ancara.

Durante muito tempo suspeito de complacência em relação aos rebeldes sírios, o regime turco juntou-se, no ano passado, à coligação antijihadista internacional e multiplicou as detenções de supostos membros do EI.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.