Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Não há data definida para início do conclave, diz porta-voz do Vaticano

Primeira reunião preparatória acontecerá na segunda-feira (4)

Internacional|Do R7, com Agência Brasil

A dois dias da primeira reunião do Colégio de Cardeais, na segunda-feira (4) às 9h30 (5h30 de Brasília), a expectativa para o início do conclave (quando será eleito o futuro papa da Igreja Católica) aumenta.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse, porém, que a data para o começo do conclave pode não ser definida no dia 4.

Após prometer obediência ao próximo papa, Bento 16 deixa o Vaticano

Conheça o mosteiro onde Bento 16 passará o resto de sua vida

Publicidade

Veja imagens do último dia de Bento 16 como papa

Segundo ele, não estão programadas missas nem celebrações na segunda-feira. Não há data definida para o início do conclave, nem prazo para a sua conclusão.

Publicidade

— Não foi decidido [quando começa o conclave], nem se deve esperar para segunda-feira a decisão sobre seu início.

O pontificado de Bento 16, eleito em 19 de abril de 2005 e primeiro papa a renunciar ao cargo máximo da Igreja Católica nos últimos 600 anos, se encerrou na quinta-feira (28).

Publicidade

No dia seguinte, o decano do colégio de cardeais, Angelo Sodano, já havia enviado cartas a todos os cardeais, tanto eleitores (com menos de 80 anos) como não eleitores.

Ele pediu o comparecimento na segunda-feira para a primeira das reuniões preparatórias, conhecidas como congregações gerais.

O encontro acontecerá na Ala Nova do Sínodo, onde o Vaticano organiza sínodos (assembleias de autoridades eclesiásticas) e conferências.

A partir de segunda-feira acontecerão várias congregações gerais, nas quais serão discutidos os problemas da Igreja Católica e que servirão para definir o perfil do futuro papa.

Alguns temas que devem ser abordados são a reforma da cúria romana (o governo da igreja) e a investigação interna sobre o caso Vatileaks (vazamento de documentos confidenciais do Vaticano), assim como os escândalos e polêmicas dos últimos anos.

Na lista figuram o ato de acobertar a pedofilia, a corrupção, a secularização em muitas regiões, a influência de outras religiões e os problemas morais relacionados com a família.

Conclave

O conclave é a reunião na qual os cardeais elegem o novo papa. Os eleitores ficam enclausurados até a definição do nome.

Antes do conclave, os cardeais participam de uma missa na Basílica de São Pedro, depois seguem para a Capela Sistina. Os cardeais fazem um juramento de sigilo e, em seguida, participam de um ritual de meditação.

Os cardeais que votam são aqueles que têm menos de 80 anos. Pelos dados do Vaticano, estarão aptos 115 eleitores, dos quais cinco são brasileiros. Podem faltar apenas aqueles que justificarem a ausência ao Vaticano.

O voto é manual e individual, sendo que os cardeais escrevem à mão, em um papel retangular, o nome do escolhido e são orientados a disfarçar a letra.

Livro revela cartas secretas do papa Bento 16

Papisa, Olímpia mandou e desmandou no Vaticano

Nem o papa está acima da lei dos homens: a Justiça

Podem ser realizadas até 33 votações seguidas. No caso de não haver consenso, a última rodada é definida entre os dois mais votados.

A eleição depende de dois terços dos votos dos presentes. A contagem dos votos é feita em três grupos formados por cardeais que contam e recontam as cédulas. Os nomes são lidos em voz alta e as cédulas, em seguida, são costuradas com linha e agulha.

Ao fim de cada votação, as cédulas são queimadas em um forno, colocado na capela. Antigamente, misturava-se palha para dar a cor à fumaça. A fumaça escura é sinal que não foi escolhido o papa. Se a fumaça for branca, representa que já há um papa.

Uma vez escolhido o papa, o eleito diz se aceita e o nome que deseja usar. Ele é reverenciado por cada um dos cardeais presentes.

O anúncio oficial é feito pelo chamado cardeal emérito — o mais antigo entre os presentes. O cardeal anuncia: "Habemus papam", em latim, que significa "temos papa". O novo papa aparece na varanda da Basílica de São Pedro.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.