Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Premiê britânico luta para cumprir promessa de diminuir entrada de imigrantes no país

Dados oficiais apontam que 318 mil pessoas entraram no Reino Unido em 2014

Internacional|

O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, declarou nesta quinta-feira (21) que restringir o acesso de imigrantes da União Europeia ao sistema de seguridade social do país é uma prioridade nas negociações com o bloco, antes mesmo da cúpula da UE na qual pretende lançar conversas informais sobre o tema.

O premiê está sofrendo pressão para reduzir a imigração. Dados oficiais divulgados horas antes de sua fala mostraram que a imigração anual alcançou a cifra de 318 mil pessoas em 2014, quase um recorde, apesar de seu compromisso de diminui-la para menos de 100 mil — boa parte dela oriunda da UE e encorajada pela economia robusta da Grã-Bretanha.

Imigrantes enfrentam muralhas, mar aberto e sofrem agressões por uma vida melhor na Europa

Cameron, reeleito em 7 de maio com maioria para governar sem necessidade de coalizão, prometeu dar novos contornos aos laços britânicos com a UE antes de realizar, até o final de 2017, um referendo para saber se a população deseja permanecer no bloco.

Publicidade

“Eu e muitos outros acreditamos que é certo para nós reduzirmos os incentivos para as pessoas que querem vir para cá”, disse Cameron a uma plateia em Londres antes de voar para a Cúpula da Parceria Oriental da UE na Letônia, sua primeira viagem ao exterior desde que foi reeleito.

“As mudanças no sistema de seguridade social para diminuir a migração da UE será uma exigência certa em minha renegociação”.

Publicidade

O foco do discurso de Cameron foi sobretudo a agenda interna, mas seu momento será visto como uma mensagem aos líderes do bloco europeu sobre a importância do tema para o premiê. Ele disse apoiar as regras de liberdade de movimento da União Europeia, mas que não é o único que deseja que os benefícios sociais não estimulem esse movimento.

“A liberdade de movimento sempre pressupôs a liberdade de movimento para se mudar e arrumar um emprego, e é essa liberdade de movimento que eu apoio”, afirmou.

Tragédia no Mediterrâneo: travessia para a Europa já matou mais de 1.650 imigrantes em 2015

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.