Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente da Argentina condena atentado contra Kirchner por discordâncias políticas

Alberto Fernandez declarou feriado nesta sexta-feira (2) e pediu à sociedade que rechace qualquer forma de violência

Internacional|Do R7

Presidente argentino Alberto Fernandez repudia o ódio e a violência política
Presidente argentino Alberto Fernandez repudia o ódio e a violência política Presidente argentino Alberto Fernandez repudia o ódio e a violência política

O presidente argentino Alberto Fernandez fez um duro pronunciamento em rede nacional em que condenou o atentado sofrido por Cristina Kirchner na noite desta quinta-feira (1º). "É um fato de enorme gravidade. O mais grave ocorrido desde que recuperamos nossa democracia."

Cristina Kirchner foi vítima de um atentado em Buenos Aires
Cristina Kirchner foi vítima de um atentado em Buenos Aires Cristina Kirchner foi vítima de um atentado em Buenos Aires

O político afirmou que a tragédia poderia ter sido maior. Apesar de a arma usada pelo brasileiro Fernando Andrés Sabag Montiel ter falhado, ela estava carregada com cinco balas.

Fernandez fez questão de reforçar que discordâncias políticas não podem descambar para a violência em nenhuma hipótese: “Podemos discordar, podemos ter profundas divergências, mas numa sociedade democrática, os discursos que promovem o ódio não podem ter lugar porque geram violência e não há nenhuma possibilidade de que a violência conviva com a democracia”.

Fernandez declarou feriado nacional nesta sexta-feira (2) na Argentina e convocou a população para repudiar o ódio. “Convoco a todos, e a cada um dos argentinos e argentinas, a todos os dirigentes políticos e sociais, aos meios de comunicação e à sociedade em geral a rechaçar qualquer forma de violência.”

Publicidade

ENTENDA O CASO

A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, saiu ilesa após sofrer um ataque com arma de fogo quando chegava a sua residência, em Buenos Aires. Segundo o ministro da Segurança, Aníbal Fernández, o autor do atentado seria Fernando Andrés Sabag Montiel, um brasileiro de 35 anos. A arma utilizada por ele foi encontrada a poucos metros da casa de Kirchner.

O incidente ocorreu na entrada da casa de Kirchner, onde centenas de manifestantes se reúnem há dias para apoiar a vice-presidente em meio a um julgamento por corrupção. O brasileiro chegou a apontar na direção da cabeça da política, mas a arma acabou falhando no momento do disparo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.