Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Racistas não são felizes", diz especialista de Harvard

Israelense Tal Ben-Shahar, de Harvard, vem estudando a intolerância e afirma: educação para a diversidade é o caminho para combatê-la

Internacional|Eugenio Goussinsky, do R7*

Mundo assiste aumento de crimes de ódio, racismo e xenofobia
Mundo assiste aumento de crimes de ódio, racismo e xenofobia Mundo assiste aumento de crimes de ódio, racismo e xenofobia

Aumento de crimes raciais, antissemitas ou homofóbicos nos Estados Unidos. Novas manifestações antissemitas na França. A islamofobia na Europa e na América do Norte. A propaganda contra refugiados em vários países europeus.

Esses fenômenos têm se manifestado mais nos últimos tempos, em uma onda de intolerância que muitos especialistas relacionam à crise econômica e social.

Mas há um fator a mais, essencial, que tem impulsionado alguns grupos a novamente adentrarem no pântano da intolerância, que pode ser um caminho sem volta: uma educação desapegada de valores humanos mais profundos.

Infelicidade e falta de educação

Publicidade

O professor israelense Tal Ben-Shahar, da Universidade de Harvard, vem decifrando esse fenômeno e desenvolveu um método denominado “A Ciência da Felicidade.”h

Shahar estará em um bufê de São Paulo na próxima terça-feira (20) para falar sobre o tema, em palestra organizada pela entidade beneficente Na'amat Pioneiras.

Publicidade

Segundo ele afirmou ao R7, há uma relação entre o aumento da intolerância — contra os judeus e outros grupos — e o aumento da infelicidade das pessoas. Mas não é só isso que explica o recrudescimento das hostilidades.

"Em geral, as pessoas mais felizes são mais abertas aos outros e menos propensas a serem intolerantes”, diz Shahar.

Publicidade

“Racistas não são felizes. Existem muito poucos racistas felizes ou antissemitas felizes. No entanto, o principal método para lidar com o antissemitismo ou racismo não é aumentar a felicidade, mas através da educação e, se necessário, através da aplicação de padrões morais e éticos de conduta.”

Educação precisa valorizar o outro

Shahar: 'Principal método para lidar com racismo é a educação'
Shahar: 'Principal método para lidar com racismo é a educação' Shahar: 'Principal método para lidar com racismo é a educação'

Mas mesmo que governantes como Angela Merkel, chanceler da Alemanha, encabecem campanhas em prol dos direitos humanos, a resposta do governo e limitada, segundo Ben-Shahar.

Muitas vezes, como vem ocorrendo em vários países, ele pode até estimular o ódio, utilizando como instrumento a manutenção de um modelo educacional que não valorize o sentimento do outro.

"Os governos, em geral, não reagem ao aumento da intolerância ou infelicidade. A reação tem que ser na forma de educação, em direção à abertura e à felicidade. Por exemplo, as escolas ensinam escrita, leitura e matemática, mas não ensinam sobre relacionamentos, encontrar um senso de propósito na vida e como cultivar emoções prazerosas e lidar com emoções dolorosas."

O professor ressalta que a intolerância é um fenômeno que sempre existiu e provavelmente não desaparecerá completamente. Mas que hoje e disseminada com maior rapidez em função do surgimento das redes sociais.

"Nem é preciso dizer que houve momentos e lugares onde a intolerância era muito mais difundida e muito mais perigosa. No entanto, hoje, como resultado das mídias sociais, é certamente mais fácil disseminar ideias venenosas, no entanto, é também mais fácil expor os fanáticos e os racistas."

Ben-Shahar reconhece que a ciência desenvolvida por ele tem uma responsabilidade em lidar com essa situação concretamente. E necessita, neste momento turbulento, ser aplicada na prática às pessoas e ao mesmo tempo influenciar os governos.

"A chave para o êxito é a educação — escolas, universidades e eventos públicos. Os governos também devem medir a felicidade — além de medir o PIB (Produto Interno Bruto), por que não medir também o FIB (Felicidade Interna Bruta)?"

* O jornalista está em Jerusalém a convite do Ministério das Relações Exteriores de Israel.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.