Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia abre investigação de genocídio de população de etnia russa na Ucrânia

Chancelaria russa também denunciou os supostos "crimes de guerra" cometidos contra civis

Internacional|

O CIR (Comitê de Instrução da Rússia) abriu nesta segunda-feira (29) uma investigação criminal pelo que chamou de genocídio da população de origem russa das regiões de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia, por parte das forças governamentais de Kiev.

"Ditaram ordens dirigidas ao completo extermínio precisamente dos cidadãos falantes de russo que vivem no território das repúblicas de Donetsk e Lugansk", afirmou Vladimir Markin, porta-voz do CIR, ao anunciar a abertura do caso.

Markin garantiu que "o genocídio da população de origem russa" foi cometido por "indivíduos não identificados do alto escalão político e militar da Ucrânia".

Coligação bombardeia principal complexo petrolífero do Estado Islâmico

Publicidade

Otan aponta jihadismo e Rússia como os maiores desafios para o mundo

EUA são o principal vírus do mundo, diz vencedor do Nobel da Paz

Publicidade

Como resultado, desde 12 de abril e em violação da Convenção de 1948 sobre genocídio e outras leis internacionais, teriam morrido pelo menos 2,5 mil pessoas em Donetsk e Lugansk, acrescentou, ao ser citado pelas agências locais. 

Para "o assassinato de cidadãos de origem russa" as forças ucranianas teriam utilizado plataformas de lançamento Grad e Uragan, mísseis da aviação, táticos e outros armamentos pesados "de ação indiscriminada", denunciou.

Publicidade

Na semana passada, a Chancelaria russa denunciou os supostos "crimes de guerra" cometidos contra civis pelas forças governamentais ucranianas durante os combates com as milícias pró-Rússia no leste da Ucrânia.

"Os dados em nosso poder neste momento nos faz supor que foram assassinatos de civis cometidos a sangue frio pelas forças ucranianas", assegurou.

Rússia realiza com sucesso teste de míssil nuclear intercontinental 

Rússia vê 'ameaça' da Otan e mudará estratégia militar

Esta foi a reação de Moscou após a descoberta por parte dos separatistas de várias valas comuns na região de Donetsk, uma com mais de 30 corpos de civis na cidade de Telmanovsk e outras duas dentro de uma mina com cinco milicianos e quatro civis.

Os separatistas informaram hoje que cerca de 400 corpos, a maioria de civis, estão nos necrotérios da região de Donetsk depois que foram encontrados em diferentes valas comuns desde o início do conflito.

As autoridades ucranianas, por sua vez, dizem ter encontrado três valas comuns em outra cidade da mesma região, Slaviansk, que estava sob controle dos milicianos pró-Rússia até o início de julho. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.