Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sri Lanka: manifestantes se negam a deixar palácio presidencial até renúncia do presidente

Segundo o presidente do Parlamento, o presidente do país deve anunciar sua renúncia na próxima quarta-feira (13)

Internacional|

Manifestantes permanecem no palácio presidencial no Sri Lanka
Manifestantes permanecem no palácio presidencial no Sri Lanka Manifestantes permanecem no palácio presidencial no Sri Lanka

Os manifestantes que exigem a renúncia do presidente do Sri Lanka se negavam a deixar o palácio presidencial neste domingo (10), depois da invasão da residência oficial no sábado (9), o que obrigou o chefe de Estado a fugir e prometer que deixará o poder durante a semana.

"Nossa luta não acabou", declarou o líder estudantil Lahiru Weerasekara.

"Arriscamos nossas vidas", afirmou. "Nós não vamos desistir de nossa luta até que ele realmente vá embora."

De acordo com o presidente do Parlamento, o presidente disse que apresentará sua renúncia em "13 de julho para garantir uma transição pacífica".

Publicidade
Manifestantes entram na piscina da residência oficial do presidente do Sri Lanka durante protesto
Manifestantes entram na piscina da residência oficial do presidente do Sri Lanka durante protesto Manifestantes entram na piscina da residência oficial do presidente do Sri Lanka durante protesto

Os acontecimentos dramáticos de sábado foram o ponto máximo de uma onda de protestos no país, que fica na costa sul da Índia e enfrenta uma crise política e econômica sem precedentes, que os manifestantes atribuem ao governo do presidente Gotabaya Rajapaksa.

Centenas de milhares de pessoas se reuniram na capital, Colombo, para exigir que Rajapaksa assuma a responsabilidade pela escassez de remédios, alimentos e combustíveis, situação que levou um país relativamente próspero ao cenário de caos.

Publicidade

Leia também

A ONU alertou neste domingo (10) para a possibilidade de uma grave crise humanitária.

Depois de invadir o palácio presidencial, uma construção do período colonial, a multidão percorreu os ambientes luxuosos, várias pessoas pularam na piscina e vasculharam o guarda-roupa e os pertences de Rajapaksa.

Publicidade

As tropas atiraram para o alto para permitir a fuga do presidente. Rajapaksa embarcou em um navio da Marinha e foi levado para fora da ilha.

O presidente, de 73 anos, se recusava a deixar o poder, apesar da onda de violência que deixou vários mortos em maio e que motivou a renúncia de seu irmão, Mahinda Rajapaksa, que era o primeiro-ministro do país.

Mas Gotabaya Rajapaksa finalmente jogou a toalha.

EUA citam bloqueio russo de alimentos

O gabinete de Rajapaksa, localizado à beira-mar, também foi tomado por manifestantes e outro grupo incendiou a residência do primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe, apesar de ele também ter anunciado sua renúncia.

Imagens publicadas nas redes sociais mostram a multidão aplaudindo o incêndio, que aconteceu pouco depois de um ataque das forças de segurança contra jornalistas.

Antes, a polícia tentou dispersar os manifestantes reunidos no distrito administrativo, o que provocou distúrbios.

Após invasão do palácio presidencial, manifestantes usam academia
Após invasão do palácio presidencial, manifestantes usam academia Após invasão do palácio presidencial, manifestantes usam academia

O principal hospital de Colombo informou que atendeu 105 feridos no sábado e que 55 permanecem internados no domingo. Entre os pacientes estavam sete jornalistas feridos.

O general Shavendra Silva fez um apelo por calma.

"Existe uma oportunidade para resolver a crise de forma pacífica e constitucional", afirmou, em discurso exibido na televisão.

Uma fonte do Ministério da Defesa disse que Rajapaksa deve chegar à base naval de Trincomaleee, noroeste da ilha, durante o domingo.

O governo dos Estados Unidos pediu aos líderes do Sri Lanka que trabalhem "rapidamente" para buscar soluções a longo prazo.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, disse que o bloqueio às exportações de grãos da Ucrânia imposto pela Rússia pode ter contribuído para os distúrbios no Sri Lanka e expressou o temor de que iso possa provocar outras crises.

O papa Francisco expressou solidariedade ao povo do Sri Lanka. "Uno-me à dor do povo do Sri Lanka, que continua sofrendo os efeitos da instabilidade política e econômica”, declarou o pontífice, após a bênção do Angelus, no Vaticano.

Incerteza

A União Europeia pediu a "todas as partes que cooperem e permaneçam concentradas em uma transição pacífica, democrática e ordenada".

Ainda persiste a incerteza se alguma figura no Legislativo conseguiria reunir apoio suficiente para suceder Rajapaksa.

"Estamos nos aproximando de uma incerteza que é perigosa", disse à AFP o legislador Dharmalingam Sithadthan, membro da minoria tâmil. O político afirmou que "Gota", em referência a Gotabaya Rajapaksa "deveria ter renunciado de forma imediata, sem deixar um vácuo de poder.

O Sri Lanka enfrenta há vários meses escassez de alimentos básicos, cortes de energia elétrica e inflação galopante, depois que o país esgotou as reservas de divisas que são necessárias para as importações.

O governo declarou moratória da dívida de 51 bilhões de dólares e busca um empréstimo do FMI (Fundo Monetário Internacional).

O FMI afirmou neste domingo que espera uma "resolução da situação atual que permita a retomada do diálogo".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.