Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Unasul fará pronunciamento hoje sobre afastamento de Dilma

Legalidade do processo deve ser levada à Corte Interamericana de Direitos Humanos

Internacional|Da Ansa

Mercosul ainda não se manifestou sobre a situação
Mercosul ainda não se manifestou sobre a situação Mercosul ainda não se manifestou sobre a situação

A Unasul (União das Nações Sul-Americanas) convocou, por meio de seu secretário-geral Ernesto Samper, uma coletiva de imprensa para esta quinta-feira (12) para falar sobre o afastamento da presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

O anúncio, feito pelo Twitter da entidade e do secretário-geral, irá mostrar o posicionamento do órgão sobre todo o desenrolar do caso. Em abril, Dilma havia falado, durante sua visita às Nações Unidas, que a Unasul e o Mercosul deveriam "avaliar" o processo pelo qual ela estava passando.

Já o Mercosul ainda não se manifestou sobre a situação.

Dilma já havia comentado que seu caso é semelhante ao do então presidente do Paraguai, Fernando Lugo, que foi destituído do poder em 2012. Na época, o bloco sul-americano suspendeu o Paraguai de participar do Mercosul por causa da crise política.

Publicidade

Da Argentina à Tunísia: 19 países onde presidentes caíram desde os anos 90

Argentina é o primeiro país a se posicionar sobre o impeachment de Dilma

Publicidade

Durante essa semana, Dilma recebeu também o "apoio" do secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), Luis Almagro. O representante anunciou que faria uma consulta à Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre a legalidade do processo.

"Há argumentações de que [os decretos] haviam sido feitos por antecessores por menos dinheiro e tempo. Esta gradualidade não existe em direito, em direito existe a tipificação. Não há gradualidade em roubo, não há uma diferença se é um ou 100. Isso vale para agravante ou atenuante, não quanto à tipificação de delitos”, afirmou Almagro após reunir-se com a presidente na terça-feira (10).

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.