Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BH recebe pela primeira vez a Feira da Gratidão

Evento prega que as pessoas "levem o que quiser ou nada e peguem o que quiser ou nada"

Minas Gerais|Do R7 MG

A feira espontânea e livre está marcada para as 13h do sábado
A feira espontânea e livre está marcada para as 13h do sábado A feira espontânea e livre está marcada para as 13h do sábado

A Feira da Gratidão estreia em Belo Horizonte neste sábado (11) na Praça Floriano Peixoto, no bairro Floresta, na região leste da cidade.

A divulgação do evento aconteceu principalmente pela internet e mais de 2.000 pessoas já confirmaram suas presenças. Toda essa gente planeja passar um sábado leve, doando e recebendo.

Isso porque esse é o mote da feira: toda a população está convidada para levar para a praça aquilo que não lhe serve mais e, eventualmente, encontrar alguma outra coisa da qual realmente precise. Na Feira da Gratidão não existe compra, venda ou troca. A ideia é simplesmente que as pessoas se desapeguem do supérfluo, do excesso, do esquecido, sem necessariamente receber algo de volta.

Grupo convoca população para promover "invasão das sombrinhas" na Praça da Estação

Publicidade

A feira nasceu na cidade de Montevidéu, capital do Uruguai, e passou por vários países desde então. Ela chegou ao Brasil em 2011 com o massoterapeuta carioca Francisco Ottoni, de 25 anos. Depois de uma viagem à Argentina, onde foi a uma edição da feira (ou Gratiferia, como ela é chamada nos outros países latinoamericanos), Francisco resolveu tentar a ideia no Rio de Janeiro. Desde então, o evento tem edições periódicas.

A Feira da Gratidão é livre e autônoma e pode ser replicada em qualquer cidade, basta que alguém se organize para promovê-la. Neste ano, ela já aconteceu nas cidades mineiras Ubá e Montes Claros e nas cariocas Volta Redonda, Pinheiral e Rio de Janeiro.

Publicidade

Praça da Liberdade recebe projeto "Cooperativismo e Arte nos Parques de BH"

O evento está marcado para começar às 13h do sábado e tem previsão de durar a tarde toda. Atividades diversas como apresentação de música e prestação de serviços podem acontecer. Para doação, livros, CD's, roupas, brinquedos, enfeites e os mais diversos objetos são bem-vindos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.