Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Helicóptero de Perrella que transportou cocaína será usado para ajudar atingidos pelas chuvas no ES

Aeronave foi flagrada carregando quase meia tonelada da droga, em novembro de 2013

Minas Gerais|Enzo Menezes, do R7

Polícia Federal poderá usar carro de traficante até o fim do processo
Polícia Federal poderá usar carro de traficante até o fim do processo Polícia Federal poderá usar carro de traficante até o fim do processo

O juiz Federal Marcus Vinícius Figueiredo de Oliveira Costa autorizou o governo do Espírito Santo a utilizar o helicóptero da família do senador Zezé Perrella (PDT) apreendido com 445 kg de cocaína em novembro de 2013. A decisão foi publicada pela Justiça Federal do ES na última terça-feira (7). O governador Renato Casagrande (PSB) se manifestou no processo favorável ao uso da aeronave. Ela deve ser empregada para auxiliar as vítimas das chuvas no estado

Leia mais notícias no R7 Minas

"Deputado sabia sobre voo", diz advogado de piloto de Perrella

Helicóptero de Perrella era abastecido com verba da Assembleia

Publicidade
Deputado afirma que piloto usou aeronave sem autorização e que foi comunicado somente sobre transporte de pessoas
Deputado afirma que piloto usou aeronave sem autorização e que foi comunicado somente sobre transporte de pessoas Deputado afirma que piloto usou aeronave sem autorização e que foi comunicado somente sobre transporte de pessoas

O helicóptero modelo Robinson-66 prefixo PRGZP, avaliado em R$ 3 milhões, está sob custódia da Polícia Militar e deve ajudar em operações do NOTAer (Núcleo de Operações e Transporte Aéreo). Segundo o juiz, "não interessa, por enquanto, restituir a aeronave, tampouco depositá-la em mãos de seus proprietários". Como o estado terá custos com manutenção, seu uso para fins de segurança pública foi autorizado.

O advogado de Perrella, Antônio Carlos de Almeida Castro, que pediu a devolução da aeronave, agora afirma que concorda com seu uso provisório para atendimento às cidades afetadas pelas chuvas no Espírito Santo.

Publicidade

— Entendo que é justo que fique nesse momento para atender cidades em emergência por causa das chuvas. Quando passar essa situação, tentaremos novamente a devolução.

O carro apreendido com a quadrilha, que recebia a droga retirada do helicóptero, será usado em operações da Polícia Federal até que a Justiça decida sua destinação. O Polo Sedan de Robson Ferreira Dias, um dos presos na operação, teve o uso autorizado pelo próprio dono.

Publicidade

Justiça não autorizou devolução

A Limeira Agropecuária e Participações, do deputado Gustavo Perrella (SDD) pediu a devolução do helicóptero, mas o pedido foi negado pelo juiz, que lembrou que a perícia completa ainda nem foi apresentada no processo. Quatro homens, incluindo o piloto particular do deputado, foram presos em flagrante.

O Ministério Público Federal sugeriu que um funcionário da empresa pudesse ligar os motores periodicamente para evitar problemas mecânicos, mas esse pedido também foi negado, sob justificativa de que a entrada de funcionários em área restrita colocaria "interesses econômicos privados acima dos interesses" coletivos.

A Justiça destacou que, apesar de não haver indícios de participação de Perrella no transporte da droga, “a investigação ainda não foi concluída” e que, portanto, “seria prematuro afirmar categoricamente a existência de boa-fé" dos proprietários ao tentar reaver a aeronave antes do fim do processo.

Receba as principais notícias do dia no seu celular! Conheça o R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.