Assembleia abre investigação contra deputado Gustavo Perrella em caso de helicóptero
Mesa Diretora vai proibir reembolso com combustível de aeronave
Minas Gerais|Enzo Menezes, do R7
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai investigar a conduta do deputado Gustavo Perrella (SDD), que empregava no parlamento um funcionário particular, o piloto Rogério Antunes, preso com 445 kg de cocaína no helicóptero de propriedade do deputado. O funcionário das empresas da família do senador Zezé Perrella (PDT) foi exonerado da Assembleia e demitido da companhia.
O presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro (PP), afirmou em nota nesta quinta-feira (28) que o reembolso de combustíveis para aeronaves será proibido. De acordo com o portal transparência da Assembleia, em denúncia do jornal O Tempo, Gustavo Perrella abastecia a aeronave com verba pública destinada a reembolsar gastos com combustíveis. Só em 2013, foram gastos R$ 14 mil com este fim. Pinheiro destacada que o uso de verba indenizatória não é ilegal, mas decidiu assim mesmo proibir o reembolso por conta da repercussão do caso.
Segundo o presidente, a Assembleia não pode admitir "comportamento que não esteja de acordo com a seriedade e o decoro exigidos". A nota ainda destaca que o parlamento aguarda apuração rápida da Polícia Federal sobre o tráfico de drogas.
Polícia Federal
Perrela vai depor à Polícia Federal sobre o uso do helicóptero, registrado em nome de uma de suas empresas, Limeira Agropecuária e Participações. Segundo a Polícia Federal no Espírito Santo, não há indícios no processo que liguem o deputado ao transporte de drogas. O piloto disse que pensava se tratar de implementos agrículas mas desconfiou da carga de drogas. Já o co-piloto, Alexandre Júnior, afirmou em depoimento que pensava carregar "muamba" do Paraguai.
Gustavo Perrella afirmou que não sabia do voo, já que a aeronave estaria em manutenção. O piloto, no entanto, afirmou ter pedido autorização por celular e o próprio advogado do deputado foi obrigado a voltar atrás em sua versão.