Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alimentação exerce papel fundamental na recuperação de pacientes com paralisia cerebral

Paralisia exige cuidados especiais alimentares com paciente 

Saúde|Do R7

Pacientes recebem alimentos específicos para seu tratamento
Pacientes recebem alimentos específicos para seu tratamento Pacientes recebem alimentos específicos para seu tratamento

Dentre os diversos serviços de um hospital, a alimentação exerce um papel fundamental na recuperação dos pacientes, o que inclui uma dieta balanceada e prescrita de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Em um dos hospital referência no País em tratamento de crianças, jovens e adultos com paralisia cerebral grave, a Associação Cruz Verde, o momento da nutrição é um acontecimento para os pacientes, muitas vezes, o momento mais alegre e prazeroso do dia.

A paralisia cerebral causa distúrbios nutricionais e compromete a deglutição. Até mesmo problemas como constipação intestinal, vômitos recorrentes e pneumonias repetitivas exigem que a alimentação seja especial, merecendo ainda mais atenção da família e das equipes que atuam no tratamento. 

Para criar uma dieta de terapia nutricional e enteral equilibrada e adequada para cada paciente, a Associação Cruz Verde atua com uma equipe multiprofissional formada por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, que realiza reuniões mensais nas quais discutem a condição de cada um dos 204 pacientes internados. “Conversamos sobre tudo o que aconteceu durante o mês, como assuntos relacionados ao peso, alimentação, mudança e consistência da dieta, passagem e retirada de sonda”, explica Vania Barbosa Konopa, nutricionista responsável pelo serviço de nutrição e dietética.

Além dos 60 sondados que recebem dieta enteral industrializada nas 24 horas do dia, a instituição abriga 144 pacientes que se alimentam via oral, totalizando 720 refeições por dia (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia), sem contar as que são preparadas para os funcionários. Para cada um dos pacientes é realizada uma avaliação nutricional, na qual se elabora uma dietoterapia totalmente voltada à patologia. “É um trabalho muito rico, pois são pessoas extremamente necessitadas de uma dieta importante e funcional, que recupere ou mantenha o estado nutricional”, enfatiza a nutricionista. Segundo ela, muitas vezes, os pacientes chegam muito debilitados e desnutridos, por conta do próprio problema de saúde, o que dificulta ainda mais a recuperação.

Publicidade

Para a nutricionista, um dos primeiros pontos a considerar é a consistência da dieta, que deve estar de acordo com o estado geral do paciente, segundo a dentição, mastigação, deglutição e presença de aspirações. A dieta pode ser geral, quando a pessoa consegue comer alimentos sólidos ou líquidos; pastosa; ou semi-líquida, em casos de grande dificuldade alimentar, em que os alimentos precisam ser batidos.

Quando ingressou na Cruz Verde, há sete anos, Vania encarou o desafio de gerenciar uma cozinha de tal magnitude. Buscou aprofundar-se no assunto, uma vez que a literatura sobre paralisia cerebral ainda é muito escassa. Para isso, procurou especializar-se na área, estudou curvas de crescimento e foi atrás de índices. Hoje, é regularmente convidada por instituições como o Sírio-Libanês e na Universidade de Marília, para ensinar como alimentar pessoas com paralisia cerebral, como fazer a avaliação nutricional de um paciente que não dobra a perna, como pesar alguém que não fica de pé na balança, entre outros assuntos.

Vania conta com a ajuda de 16 funcionários na cozinha. Seu papel é acompanhar todo o serviço de nutrição e dietética da instituição, além de organizar pedidos, recebimento de mercadoria, elaboração de cardápio, gerenciar o processo de qualidade e as normas operacionais, como tomadas de temperatura, guarda de amostras de comida pronta, higienização de folhas e legumes, controle de pragas, preenchimento de formulários e etiquetas das dietas enterais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.