Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais de 60% dos brasileiros acima de 50 anos consideram sua alimentação igual ou pior do que antes

2 em cada 3 pessoas não consomem seis porções de frutas e verduras por dia

Saúde|Do R7

Alimentação do brasileiro está igual ou pior, diz pesquisa
Alimentação do brasileiro está igual ou pior, diz pesquisa Alimentação do brasileiro está igual ou pior, diz pesquisa

Uma pesquisa divulgada nesta semana aponta que 61% dos brasileiros consideram sua alimentação hoje em dia igual ou pior do que antes e que duas em cada três pessoas não consomem de cinco a dez porções de frutas e verduras por dia, conforme recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde). O levantamento foi realizado pelo Ibope a pedido da indústria farmacêutica Pfizer.

A pesquisa, que ouviu 613 brasileiros de todo o território nacional, também mostrou que 77% das pessoas consideram a saúde sua principal preocupação na vida, seguida por estabilidade financeira (11%).

Apesar da consciência sobre a importância de envelhecer de forma saudável, o cirurgião do aparelho digestivo e especialista em nutrição, Dan Waitzberg, cita os prejuízos de não levar uma vida em equilíbrio.

— A falta de vitaminas e minerais na alimentação associada ao sedentarismo leva esses pacientes a desenvolverem doenças crônicas e degenerativas, desnutrição, perda de massa magra, sem falar nas internações.

Publicidade

Ovo deixa os cabelos mais bonitos e pode ajudar a emagrecer. Veja mitos e verdades

A prática regular de atividade física foi outro ponto abordado no questionário, assim 63% assumiram não se exercitar pelos menos 30 minutos por dia e dois dias por semana.

Publicidade

Sobre os sintomas do corpo mais incômodos após completar 50 anos, cansaço (54%), dificuldade de enxergar à noite (44%), falta de energia (42%) e indisposição para as atividades do dia a dia foram os mais citados.

De acordo com Waitzberg, a má qualidade de vida provoca o envelhecimento precoce além de desencadear falta de disposição, irritabilidade, perda do apetite, baixa imunidade e fraqueza.

Publicidade

— Dos 50 aos 70 é a chance de garantir o envelhecimento saudável, por isso é importante manter uma alimentação adequada de acordo com a faixa etária, largar o cigarro, praticar exercício, manter o peso ideal e tomar álcool com moderação.

Veja os alimentos ricos em sódio e gorduras

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.