Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Obsessão por comida saudável pode ser doença, alerta especialista

De acordo com médica, exagero pode levar a desenvolver transtorno psquiátrico

Saúde|Do R7

Modismos e excesso de publicidade podem ser algumas das causas do transtorno
Modismos e excesso de publicidade podem ser algumas das causas do transtorno Modismos e excesso de publicidade podem ser algumas das causas do transtorno

Pessoas excessivamente preocupadas com o que come diariamente com hábitos alimentares radicais podem sofrer de ortorexia, transtorno psiquiátrico que decorre da obsessão em relação à alimentação.

De acordo com a médica Elisabete Almeida, diretora-executiva do programa Meu Prato Saudável — uma parceria do Incor, do HC, com LatinMed —, um dos sinais do transtorno é por exemplo, conferir um a um os nutrientes e calorias de cada alimento, além de deixar de comer fora de casa e preferir exclusivamente os alimentos ditos “naturais”.

Para ela, modismos alimentares, o culto ao corpo e a excessiva publicidade de produtos supostamente saudáveis ou enriquecidos podem ser algumas das causas da doença.

Veja o certo e o errado na musculação

Publicidade

— Os ortoréxicos costumam levar essas tendências a níveis extremos.

Assim como tudo na vida, é preciso evitar excessos, mesmo quando se trata de saúde, de acordo com a especialista. 

Publicidade

— Se virar obsessão, certamente será mais prejudicial do que benéfico.

Leia mais notícias de Saúde

Publicidade

Segundo a médica, a não ser que haja alguma restrição nutricional específica, não há alimento proibido. E comer de forma saudável deve ser um hábito natural, de preferência adquirido desde a infância.

— Preocupar-se com a alimentação saudável é diferente de ser ortoréxico. A diferença está no grau de preocupação com o alimento ingerido e na restrição de nutrientes que são essenciais ao organismo”, conclui Elisabete.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.