Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Surto psicótico teria motivado brasileira a matar os filhos

Psiquiatra detalha as consequências da depressão

Saúde|Do R7*

A dentista brasileira Luciana Gioso é suspeita de ter provocado a explosão de sua casa, em Castro Marim, no sul de Portugal e matado seus próprios filhos, de acordo com matéria publicada na quarta-feira (22). Acredita-se que esse acidente teria ocorrido devido ao grave quadro depressivo da mãe, que, segundo amigos próximos, estava sendo medicada.

Para o psiquiatra Dr. Ivan Morão, chefe do Departamento de Psiquiatria do Hospital São Luiz, a depressão pode ter desencadeado um surto psicótico — crise na qual a pessoa perde a noção da realidade e vive em função de suas fantasias.

Para entender como se chegou a essa crise psicótica, é preciso saber o que é depressão. Segundo Morão, esse distúrbio é uma alteração do estado de humor.

— A pessoa fica depressiva, basicamente uma alteração no estado emocional, na qual o valor negativo se insere nas atividades.

Publicidade

Depressão pós-parto pode causar até alucinação; entenda

O indivíduo pode desencadear a depressão devido aos acontecimentos que impactaram a sua vida, como a morte de alguém, problemas no relacionamento ou no trabalho e estresse. Há também o fator hereditário (histórico familiar do distúrbio) que leva a pessoa a ter uma predisposição à doença.

Publicidade

Além disso, existem hábitos nocivos que contribuem no desenvolvimento da depressão, como o uso abusivo de drogas e álcool, descontentamento com o trabalho e isolamento social.

— O isolamento não é unidirecional, pois a pessoa pode se isolar por estar depressiva ou pode ficar depressiva por um excesso de isolamento.

Publicidade

Acredita-se que com o auge da tecnologia (tablets, smartphones) e o uso constante das redes sociais, o mundo virtual pode contribuir para o afastamento da convivência em grupo. No entanto, para o psiquiatra, esse meio é uma forma de proteção do indivíduo.

— Esse tipo de hábito ou comportamento é uma maneira da pessoa se proteger, pois ela empobrece a sua subjetividade e também não reflete sobre si mesma por falta de tempo.

Sintomas e tratamentos

Quais são os sintomas da depressão? Os mais comuns são: tristeza, desvalorização de si, insegurança, falta de interesse pelas coisas e indisposição.

Do ponto de vista físico, há alteração de sono, apetite (para mais ou para menos) e dores generalizadas (dores de cabeça, no estômago, nas articulações).

Segundo Morão, há uma suposição científica de que haja uma alteração nos neurotransmissores da pessoa com distúrbio psicológico.

— Desses neurotransmissores, os mais implicados são a dopamina, a noradrenalina e a serotonina. Com o tratamento a base de medicamentos, há uma melhora do metabolismo destas substâncias.

Em casos de depressão, o uso de remédios é o melhor recurso para o início do tratamento. No entanto, se o quadro depressivo for mais grave, existem tratamentos mais extremos, como a eletroconvulsoterapia (eletrochoque).

— Eu evito usar somente remédios durante o tratamento. Prefiro fazer uma associação deste com a terapia para entender a causa da depressão.

Depressão X Tristeza

Muitas pessoas ainda confundem depressão com tristeza e para alguns médicos não há diferença significativa entre as duas situações. O psiquiatra do São Luiz explica:

— Os sintomas dos dois quadros se diferenciam mais pela intensidade. Na tristeza, a pessoa associa o sintoma a um evento traumático (morte); na depressão, há um sentimento de vazio sem motivo aparente.

*Camila Savioli, estagiária do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.