Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A história do dinossauro brasileiro que foi destruído no incêndio

Esqueleto em exposição no Museu Nacional era de um dinossauro que viveu há 80 milhões de anos, tinha 13 metros de altura e pesava 90 toneladas

Tecnologia e Ciência|Laís Vieira, do R7*

Esqueleto que estava em exposição do Maxakalisaurus topai
Esqueleto que estava em exposição do Maxakalisaurus topai Esqueleto que estava em exposição do Maxakalisaurus topai

O Museu Nacional pegou fogo e a maioria do acervo histórico e científico foi queimado no último domingo (2). Entre os itens em exposição estava o maior dinossauro que existiu no Brasil, a espécie Maxakalisaurus topai.

A descoberta paleontológica ocorreu no município de Prata, no Triângulo Mineiro, em 1998. O esqueleto de 13 metros de altura era de um dinossauro que viveu há 80 milhões de anos e pesava 90 toneladas.

Leia também: “Não havia sistema capaz de conter incêndio no museu”, diz pesquisador

O Museu Nacional colocou o dinossauro brasileiro em exposição pela primeira vez em 29 de agosto de 2006. Com a falta de manutenção, uma manifestação de cupim atacou a base de madeira que sustentava o esqueleto. Por isso, a sala dos dinossauros foi fechada em 2017 e os ossos do Maxakalisaurus topai mantidos em caixas fechadas.

Publicidade

Em maio deste ano, uma vaquinha online arrecadou R$ 50 mil para reabrir a sala. As 370 pessoas que contribuíram foram convidadas para cerimônia a reabertura e ganharam brindes como agradecimento do Museu Nacional pela doação.

MAIS: Veja as fotos de Marie Curie e Albert Einstein visitando o Museu Nacional

Publicidade

O sucesso da campanha online fez os diretores do museu planejarem a mesma iniciativa para reabrir a sala da baleia jubarte, que possuía ossos inteiros e originais encontradas em Parati (RJ), e estava fechada há 20 anos. 

Tanto os ossos do dinossauro brasileiro quanto da baleia foram danificados pelas chamas e não se sabe ainda se alguma parte poderá ser recuperada.

Publicidade

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques

Conheça as peças do acervo perdidas no incêndio do Museu Nacinal

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.