Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nasa quer levar Wi-FI até a Lua

Transmissão de dados entre Terra e Lua poderia ser usada em missões a outros planetas

Tecnologia e Ciência|Do R7

Pode ser possível experimentar transferência de arquivos e streaming de vídeo na Lua
Pode ser possível experimentar transferência de arquivos e streaming de vídeo na Lua Pode ser possível experimentar transferência de arquivos e streaming de vídeo na Lua

Pesquisadores da NASA e do MIT dizem que pode ser possível experimentar o mesmo tipo de conectividade que temos aqui na Terra no espaço, até mesmo transferências de arquivos e streaming de vídeo. As informações são do Daily Dot.

Desde 2013 a NASA tem planos de levar internet à Lua. No último ano, a organização conseguiu estabelecer uma conexão que possibilitou a transmissão de dados entre a Terra e a Lua a uma taxa de 19,44 Mb por segundo. Os pesquisadores por trás dessa experiência pretendem revelar os detalhes da ação na CLEO 2014, uma conferência que será realizada em junho.

Mark Stevens, do Laboratório Lincoln do MIT, disse ao Daily Dot que será a primeira vez em que a visão geral da implementação será apresentada e explicada em detalhes.

Nasa testa escudo térmico que deve ajudar astronautas na viagem para Marte

Publicidade

— O desempenho em órbita foi excelente e próximo do que tínhamos previsto, nos dando confiança de que temos uma boa compreensão de física subjacente.

A ação envolveu quatro telescópios separados. Juntos eles geram 40 watts de potência de transmissor, enviando informação codificada para a Lua no formato de pulsos de luz infravermelha. Um receptor montado em um satélite na órbita da Lua recolhe os impulsos. Eles então são centralizados em uma fibra ótica e amplificados cerca de 30 mil vezes. Em seguida, são convertidos em pulsos elétricos e convertidos em bits e dados.

Uma parte mínima do watt emitido pelo sinal original de 40 watts atinge o satélite, mas, de acordo com os pesquisadores, isso ainda é dez vezes a quantidade necessária para fornecer um meio de comunicação confiável. Como o sinal enviado é grande, os pesquisadores se sentem confiantes com o que o sistema pode operar à distância. Eles também preveem técnicas de transmissão de dados que poderiam ser estendidas para missões em outras partes do espaço, como Marte e outros planetas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.