Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília
‌

‘Tecnologia também pode ser aliada’, diz professor sobre uso de óculos inteligentes no trânsito

Projeto pode restringir e multar uso de aparelhos tecnológicos que causam distração dos condutores

Brasília|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pode limitar o uso de óculos inteligentes por motoristas.
  • Motoristas que utilizarem modelos que obstruem a visão poderão ser multados e ter a suspensão do direito de dirigir.
  • O professor Filipe Medon explica que a lei se aplica a óculos que atrapalham total ou parcialmente a visão do condutor.
  • Existem diferentes tipos de óculos inteligentes e a tecnologia pode, em alguns casos, ajudar na navegação.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados pode restringir o uso dos óculos inteligentes — com câmeras, microfones e alto-falantes embutidos — por condutores no trânsito. Caso o projeto seja aprovado, o motorista que for pego usando modelos que atrapalhem a visão pode ser autuado com multas e ter a suspensão do direito de dirigir. O texto ainda passa por comissões antes de seguir para votação.

Em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (15), o professor de direito Filipe Medon explica que o projeto fala sobre os tipos de óculos que obstruem total ou parcialmente o campo de visão do condutor. “Então, em princípio, se não houvesse uma obstrução da visão do usuário, ainda que parcial, não haveria problema”, afirma.

‌
Trânsito intenso em rodovia com múltiplas faixas e muitos carros congestionados
Motorista que for pego usando modelos proibidos pode ser multado e ter CNH suspensa Reprodução/Record News

Segundo ele, esses acessórios estão bastante disseminados e são usados com cada vez mais frequência. No entanto, Medon esclarece que existem três tipos diferentes de óculos: um mais comum, capaz de registrar e filmar o ambiente, sem fazer nenhum bloqueio à visão. Um segundo modelo, que no Brasil ainda não é tão frequente, traz imagens que se sobrepõem à visão do usuário. Além de um terceiro tipo de óculos, que realmente tem realidade virtual aumentada e cria uma barreira visual completa.

“Essas assistências inteligentes estão se tornando cada vez mais comuns. A grande dificuldade é sempre verificar aquilo que, de fato, vai atrapalhar a navegação e aquilo que pode, ao contrário, até ajudar. Tem que sempre lembrar que a tecnologia também pode ser uma aliada”, defende o professor.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.