Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rocha vulcânica faz água ferver instantaneamente nas Canárias

Experimento feito por autoridades espanholas mostra a real temperatura de detritos que são expelidos do Cumbre Vieja

Tecnologia e Ciência|Lucas Ferreira, do R7, com informações da AFP

Equipes espanholas usaram garfo para manipular rocha vulcânica
Equipes espanholas usaram garfo para manipular rocha vulcânica Equipes espanholas usaram garfo para manipular rocha vulcânica

O IGME (Instituto Geológico e de Minério da Espanha) publicou na última semana um vídeo que exemplifica as altas temperaturas de uma rocha vulcânica solidificada após a erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, na costa da África.

As imagens da gravação mostram um detrito em contato com água em um balde. Instantaneamente, o líquido começa a borbulhar e provocar um som parecido com o de água fervendo.

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no último dia 19 de setembro. Desde então, as lavas já destruíram 500 edifícios e cobriram mais de 237 hectares na região conhecida como ilha de La Palma. De acordo com as autoridades locais, cerca de 6 mil pessoas precisaram ser retiradas de suas casas.

As cinzas do vulcão também fizeram com que os voos até a ilha, território da Espanha, fossem cancelados na última semana. Já nesta segunda-feira (27), o vulcão voltou a expelir cinzas e alguns bairros tiveram toque de recolher para proteger os moradores de uma possível chegada da lava ao mar.

Publicidade

O contato do material com o oceano preocupa as autoridades, já que o magma incandescente com a água pode levantar colunas de vapor d’água carregadas de ácido clorídrico.

Apesar dos danos materiais causados pela erupção, ainda não há informações de mortes ou vítimas na ilha de La Palma.

" gallery_id="614f00854b4955b652000da2" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/rocha-vulcanica-faz-agua-ferver-instantaneamente-nas-canarias-27092021"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.