A menos de 75 dias para COP30, 70% dos países ainda não fecharam hospedagem
61 dos 198 países esperados estão com hospedagem garantida para o evento, que acontece em novembro
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A menos de 75 dias para COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), apenas 30% dos países esperados para o evento já garantiram acomodação para Belém (PA). Dos 198 países aguardados, 61 confirmaram presença, segundo informou a organização da conferência, marcada para 10 a 21 de novembro.
Do total de confirmados, 47 países efetuaram a reserva das acomodações por meio dos pacotes ofertados na plataforma oficial do governo, e 14 países buscaram hospedagem fora da plataforma.
Apesar de a maioria dos países ainda não ter conseguido uma reserva, houve um aumento de 30% na confirmação de hospedagens em comparação à última semana.
Veja mais
Segundo a organização, o crescimento se deu devido à força-tarefa coordenada pelo governo federal. Em meio à crise do preço das hospedagens, foi instituído um grupo de trabalho composto pela Presidência da COP30, Secretaria Extraordinária para a COP30, Ministério do Turismo e Governo do Pará.
A ideia do grupo é oferecer atendimento individualizado a cada delegação.
A organização da COP30 espera receber 50 mil pessoas durante o evento. Segundo a coordenação do evento, Belém conta com 53.003 leitos disponíveis, divididos em:
- Hotéis na capital e região metropolitana: 14.547 leitos
- Navios: 6.000 leitos
- Residências de temporada via imobiliárias: 10.004 leitos
- Airbnb: 22.452 leitos
Preços dos hotéis
Diversos países estão pedindo para o Brasil mudar a COP30 de Belém para outra cidade devido à cobrança de “preços abusivos” pelos hotéis.
A informação foi confirmada pelo presidente da COP30, André Corrêa, durante um encontro promovido pela AIE (Associação de Correspondentes Estrangeiros) em parceria com o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) nesta semana.
Na ocasião, Corrêa citou que alguns hotéis estão cobrando 15 vezes mais o valor de referência. O governo tenta sensibilizar o setor, mas, segundo o presidente da COP30, não há uma legislação que obrigue os hotéis a baixarem o preço.
“Se na maioria das cidades onde as COPs aconteceram os hotéis passaram a pedir o dobro ou o triplo do valor, no caso de Belém, os hotéis estão pedindo mais de dez vezes os valores normais. Então, há uma sensação literalmente de revolta dos países por essa insensibilidade, sobretudo por parte dos países em desenvolvimento, que estão dizendo que não poderão vir à COP por causa dos preços extorsivos, abusivos, que estão sendo cobrados”, afirmou.
Em nota, a organização do evento disse que “o plano de acomodação está sendo implementado em fases, com prioridade para as delegações que participarão diretamente das negociações oficiais da COP30″.
Perguntas e respostas
Qual é a situação atual das acomodações para a COP30?
A menos de 75 dias para a COP30, apenas 30% dos países têm acomodações garantidas em Belém, onde o evento será realizado. Dos 198 países, 61 confirmaram presença, sendo que 47 fizeram reservas através da plataforma oficial do governo e 14 fora dela. O número de confirmações aumentou em 30% em comparação à semana anterior.
Como o governo está lidando com a crise de preços das hospedagens?
O governo federal criou uma força-tarefa para lidar com a crise de preços das hospedagens, composta pela Presidência da COP30, Secretaria Extraordinária para a COP30, Ministério do Turismo e Governo do Estado do Pará. O objetivo é oferecer atendimento individualizado a cada delegação.
Quantas pessoas são esperadas durante o evento e quais são as opções de hospedagem disponíveis?
A organização espera receber 50 mil pessoas durante a COP30. Belém conta com 53.003 leitos disponíveis, divididos entre hotéis na capital e região metropolitana (14.547 leitos), navios (6.000 leitos), residências de temporada via imobiliárias (10.004 leitos) e Airbnb (22.452 leitos).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
