Brasília Anac determina que ITA deverá prestar assistência aos passageiros

Anac determina que ITA deverá prestar assistência aos passageiros

Empresa também deverá prestar informações à agência sobre as ações para honrar os bilhetes vendidos

  • Brasília | Do R7, em Brasília

ITA suspende operações temporariamente

ITA suspende operações temporariamente

Rafaela Petermann

A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) foi intimada a cumprir medidas para assistência aos passageiros que adquiriram bilhetes aéreos da companhia aérea. A empresa anunciou na sexta-feira (17) a suspensão temporária das operações para uma reestruturação interna. De acordo com um comunicado da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) emitido neste sábado (18), além da assistência aos clientes lesados, a empresa deverá prestar informações atualizadas à agência sobre as ações previstas para honrar os bilhetes vendidos e reacomodação dos clientes.

A Anac orienta os passageiros a entrar em contato somente com a Itapemirim para realocações e a não comparecer aos aeroportos antes de obter um novo bilhete aéreo válido. A reacomodação dos passageiros é responsabilidade da ITA. 

Outra orientação da Anac é quanto à priorização da reacomodação dos menores desacompanhados, bem como dos passageiros com necessidades especiais que estavam com voo marcado para a noite de sexta-feira (17) e a manhã deste sábado (18). A agência disse que continuará atuando no monitoramento da situação e adotará as medidas administrativas cabíveis em caso de descumprimento das regras do transporte aéreo.

Medidas da Anac

A Anac oficiou à empresa, ainda na sexta-feira (17), que adote uma série de providências no atendimento aos passageiros, como a imediata suspensão da comercialização de passagens aéreas; a imediata, ostensiva e ampla informação no site da empresa e em todos os canais de comunicação sobre a suspensão das operações; a comunicação aos passageiros de forma individualizada com orientação para que não se dirijam desnecessariamente aos aeroportos; e a disponibilização de amplos canais de atendimento ativo e receptivo aos passageiros afetados.

A empresa também terá que oferecer alternativas, incluindo outros meios de transporte, assistência material e compensações financeiras devidas aos passageiros afetados. 

Recomendação aos passageiros

o Grupo Itapemirim divulgou na tarde deste sábado (18) uma nota em que diz estar trabalhando arduamente junto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para mitigar os efeitos da suspensão de suas operações. Com instruções a passageiros, a empresa se desculpa por transtornos e diz que trabalha para a retomada de suas operações.

A Itapemirim informou que os passageiros com viagem programada para os próximos dias devem entrar em contato pelo email falecomaita@voeita.com.br ou pelo chat disponível no site da empresa.

Últimas