Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Artista de 22 anos, dentro do especto autista, faz primeira exposição autoral de desenhos

O evento de Giovanna Sgarbi começa às 18h30 desta quinta-feira (25), na galeria Celso Junior, no Lago Sul

Brasília|Beatriz Oliveira*, do R7, em Brasília

Jovem com TEA faz primeira exposição da carreira em Brasília Reprodução/Arquivo Pessoal

A artista de 22 anos Giovanna Sgarbi está em Brasília com sua primeira exposição. A GIO’S ANIMIX traz desenhos de animais combinados com objetos, que, com o toque artístico de Giovanna, oferecem ao público uma viagem pela imaginação. O evento vai acontecer nesta quinta-feira (25), na Galeria Celso Junior, no Lago Sul, às 18h30.

As obras vão trazer o estilo de desenho mais recente de Giovanna. Ela possui TEA (Transtorno do Espectro Autista) e encontrou uma paixão em pintura com lápis de cor, o hiperfoco que desenvolveu a carreira dela. O nome de cada peça é em inglês e foi escolhido de forma criativa pela artista para representar a fusão de elementos vivos e inanimados, como, por exemplo, um pônei misturado com sushi onigiri, que vira um “ponygiri”.

O embaixador Paulo Uchoa fez a curadoria e todo o acervo foi digitalizado e ampliado pelo fotógrafo Celso Junior, que abriu a galeria que leva seu nome para receber os desenhos da artista. Para Celso, essa foi uma oportunidade de trazer a inclusão no mundo da arte, além de mostrar ao mundo o talento da jovem.

A mãe de Giovanna se sente orgulhosa pela filha e reforça que a história dela é, além de inspiradora, um exemplo de superação. “Desde pequena, ela enfrenta desafios associados ao autismo, mas encontrou na arte não só uma paixão, mas também uma forma de expressão e crescimento pessoal”, diz.


Jornada da artista

Giovanna nasceu no Brasil e mora em Portugal. Quando decidiu iniciar sua carreira, explorou talentos como aquarela, cerâmica, costura, escultura e pintura a óleo. Ela se encontrou ao pintar com lápis de cor e começou a estudar a técnica em uma escola de arte na Itália.

Hoje, ela possui sua própria marca chamada StuGio, que representa a fusão de “studio” e o apelido “Gio”. Sua arte é focada em criatividade relacionada ao reino animal, além de trazer temas sobre inclusão. A jornada de descoberta e aprendizado reflete nos desenhos que fizeram Giovanna conquistar a primeira exposição da carreira.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.