Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Auxílio a municípios do RS atingidos por ciclone começa a ser pago na segunda-feira, diz governo federal

Anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias

Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

Fenômeno já deixou 42 mortos no RS
Fenômeno já deixou 42 mortos no RS

Os municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelo ciclone extratropical vão começar a receber um auxílio financeiro por pessoa desabrigada a partir da próxima segunda-feira (11). O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, neste sábado (9), após reunião do comitê de apoio ao estado convocada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB).

Segundo Dias, o repasse de R$ 800 por pessoa, anunciado pelo governo federal nesta sexta-feira (8), será feito em duas etapas para os municípios. Neste primeiro momento serão pagos R$ 400. O valor restante será entregue posteriormente, ainda sem data definida.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


"O repasse é para o município, para que possa cuidar das despesas geradas com o abrigamento dessas pessoas, como alimentação, itens de higiene pessoal e o que mais for necessário para o atendimento", declarou Dias.

Leia também

O fenômeno que afetou o Rio Grande do Sul deixou ao menos 42 mortos, e 46 pessoas estão desaparecidas. Além disso, os desabrigados somam 2.944, e os desalojados, 7.607.


O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu na quinta-feira (7) estado de calamidade pública em 79 cidades do estado. Segundo a pasta, a medida visa agilizar o atendimento da Defesa Civil Nacional e dos órgãos competentes à população afetada pela passagem do ciclone.

O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "tem acompanhado passo a passo e sabe no detalhe todos os acompanhamentos definidos" pelo comitê de auxílio ao Rio Grande do Sul. Lula está na Índia desde quinta-feira (7), onde participa de reunião da cúpula do G20.


Neste domingo (10), Alckmin vai ao estado gaúcho visitar as regiões afetadas pelo ciclone. Pela manhã, o presidente em exercício vai percorrer os municípios de Lajeado, Muçum e Roca Sales. Em seguida, Alckmin reunirá prefeitos locais.

" gallery_id="64f640d5c012ad8365000fb8" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/brasilia/auxilio-a-municipios-do-rs-atingidos-por-ciclone-comeca-a-ser-pago-na-segunda-feira-diz-governo-federal-09092023"]

Vão ao Rio Grande do Sul com o presidente em exercício os ministros da Defesa, José Múcio; da Saúde, Nísia Trindade; da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta; do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias; e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; além de representantes de outros ministérios e órgãos federais.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.