Bombeiros do DF resgatam 45 pessoas em terceiro dia de operações no Rio Grande do Sul
Foram 39 adultos, seis crianças e seis animais domésticos resgatados pelas equipes enviadas ao estado
Enchentes no Rio Grande do Sul|Do R7, em Brasília
Os agentes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal enviados para ajudar as vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul resgataram 45 pessoas nesta terça-feira (7). Os bombeiros chegaram ao estado no domingo (5), e ao todo, em três dias de operação, contribuíram para salvar 88 adultos, 18 crianças e 22 animais domésticos.
Veja mais
Segundo informações da corporação, os agentes enviados atuam em duas frentes de trabalho: com equipes em São Leopoldo, utilizando embarcações para realizar buscas e resgates nas áreas afetadas pelas enchentes; e em Bento Gonçalves, com cães de busca e resgate de pessoas desaparecidos nas regiões das serras.
A equipe também atuou em resgates em estruturas colapsadas e regiões de difícil acesso, sendo necessário o uso de helicópteros para alcançar as áreas mais remotas. Até o momento, a força-tarefa dos bombeiros do DF está prevista continuar na região até 16 de maio, mas a data pode ser alterada com determinações do governo federal.
Nas redes sociais, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), destacou os pontos de coletas de doações de alimentos e itens para a população atingida que estão distribuídos na capital do país. As doações podem ser entregues nos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do DF (confira endereços), na Base Aérea de Brasília e no anexo do Palácio do Buriti, nas salas 104 e 900.
Bom dia a todos! Seguimos orando e ajudando nossos irmãos do Rio Grande do Sul. Você também pode doar itens que ajudarão muitas famílias neste momento de dor. Os pontos de doações são: salas 900 ou 104 do Anexo do Palácio do Buriti, nos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar ou…
— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) May 7, 2024
Os itens necessários são:
- alimentos não perecíveis;
- colchões;
- água potável;
- roupas de cama;
- toalhas de banho;
- cobertores;
- material de higiene pessoal e limpeza;
- leite em pó;
- rações para animais;
- cestas básicas;
- absorventes;
- roupas íntimas;
- mamadeiras e bicos;
- fraldas infantis e geriátricas; e
- calçados.