Câmara Legislativa do DF lança nesta segunda site que permite acompanhar gastos do governo
Observatório do Cidadão disponibiliza dados sobre aplicação de recursos públicos em áreas como educação, saúde e transporte
Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) lança nesta segunda-feira (11) uma ferramenta de transparência com dados abertos de aplicação de recursos públicos pelo Governo do DF. Criado pela Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle, o Observatório do Cidadão foi desenvolvido para ampliar a fiscalização. A plataforma já está disponível no site da CLDF e será lançada oficialmente numa cerimônia com autoridades nesta segunda-feira (11).
Na plataforma, é possível acessar os pagamentos realizados pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), contratos e convênios feitos pelo governo, concessões e permissões de imóveis públicos e gastos com publicidade.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
A ferramenta lista os gastos do Executivo com transporte coletivo, habitação, educação, saúde, lazer e outros assuntos. As atualizações são extraídas do Portal da Transparência, e o uso da plataforma é gratuito.
O presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), ressaltou a relevância de propostas que fortaleçam a transparência e auxiliam a fiscalização: "Essa iniciativa consolida nosso compromisso com uma gestão responsável e a participação ativa da população na vigilância dos recursos públicos".
A distrital Paula Belmonte (Cidadania), presidente da Comissão de Fiscalização, acredita que a ferramenta vai fomentar o controle social. "É a oportunidade para que a população fiscalize as contas públicas, sem burocracia", afirma. A deputada esclarece que a plataforma "coloca o cidadão como nosso parceiro no processo de fiscalização".