Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Câmara Legislativa do DF lança nesta segunda site que permite acompanhar gastos do governo

Observatório do Cidadão disponibiliza dados sobre aplicação de recursos públicos em áreas como educação, saúde e transporte

Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

Plataforma já está disponível no site da CLDF
Plataforma já está disponível no site da CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) lança nesta segunda-feira (11) uma ferramenta de transparência com dados abertos de aplicação de recursos públicos pelo Governo do DF. Criado pela Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle, o Observatório do Cidadão foi desenvolvido para ampliar a fiscalização. A plataforma já está disponível no site da CLDF e será lançada oficialmente numa cerimônia com autoridades nesta segunda-feira (11).

Na plataforma, é possível acessar os pagamentos realizados pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), contratos e convênios feitos pelo governo, concessões e permissões de imóveis públicos e gastos com publicidade.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto


A ferramenta lista os gastos do Executivo com transporte coletivo, habitação, educação, saúde, lazer e outros assuntos. As atualizações são extraídas do Portal da Transparência, e o uso da plataforma é gratuito.

O presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), ressaltou a relevância de propostas que fortaleçam a transparência e auxiliam a fiscalização: "Essa iniciativa consolida nosso compromisso com uma gestão responsável e a participação ativa da população na vigilância dos recursos públicos".

A distrital Paula Belmonte (Cidadania), presidente da Comissão de Fiscalização, acredita que a ferramenta vai fomentar o controle social. "É a oportunidade para que a população fiscalize as contas públicas, sem burocracia", afirma. A deputada esclarece que a plataforma "coloca o cidadão como nosso parceiro no processo de fiscalização".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.