Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Com obras de Portinari, Dalí e Tarsila, TCU lança exposição com principais nomes do modernismo

Exibição, que é gratuita, ficará disponível por 3 meses, até 30 de agosto, de segunda a sábado, das 9h às 18h

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News
Presidente do TCU, Vital do Rêgo participou de inauguração Giovana Cardoso/R7

O TCU (Tribunal de Contas da União) inaugurou nesta terça-feira (27) uma exposição com obras de 14 artistas nacionais e internacionais, entre eles Candido Portinari, Salvador Dalí e Tarsila do Amaral. No evento, o presidente do tribunal, Vital do Rêgo, destacou o foco do TCU em ações culturais e a importância do papel do Banco Central, responsável pelo acervo, para o lançamento da exibição.

“Estamos iniciando um ano cultural, comemorando os 135 anos do nosso tribunal, do Tribunal de Contas da União, que é uma organização centenária. Para abrir esse ano cultural, nada melhor que uma associação com o Banco Central. Pegamos as obras por empréstimo e estamos traduzindo aqui as cenas brasileiras, contando a história de grandes artistas em telas que marcam a vida do povo brasileiro através do modernismo”, disse o presidente.


Veja mais

Além de Vital do Rêgo, estiveram presentes na inauguração da exposição o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, o diretor jurídico do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Sustentável), Walter Baere, e representantes de entidades como Projeto Portinari e Sindilegis.

A exposição “Cenas Brasileiras: o modernismo brasileiro em perspectiva” ficará em exibição por 3 meses, até 30 de agosto. Em um primeiro momento, a mostra vai abrir de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h. A partir de 8 de junho, a visitação poderá ser feita aos domingos. A entrada é gratuita.


Segundo o tribunal, a exposição busca abordar “representações da modernidade no Brasil, relacionando influências das vanguardas europeias às expressões culturais locais”.

Um dos destaques é a instalação Carrossel Raisonné, do Projeto Portinari, uma peça audiovisual que reúne, em ordem cronológica, todas as criações conhecidas do artista, em mais de oito horas de projeção contínua.

Veja a lista dos artistas

  • Aldemir Martins;
  • Aldo Bonadei;
  • Alfredo Volpi;
  • Antonio Bandeira;
  • Candido Portinari;
  • Cícero Dias;
  • Clóvis Graciano;
  • Emiliano Di Cavalcanti;
  • Fulvio Pennacchi;
  • Ismael Nery;
  • Maciej Babinski;
  • Milton Dacosta;
  • Salvador Dalí;
  • Tarsila do Amaral.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.