Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

CPMI para apurar fraudes do INSS será instalada no Congresso na quarta-feira

Grupo de apuração com deputados e senadores terá primeira reunião na manhã de quarta

Brasília|Lis Cappi e Rute Moraes, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A CPMI para investigar fraudes do INSS será instalada na quarta-feira, dia 20.
  • O grupo contará com 15 deputados e 15 senadores, presidido pelo senador Omar Aziz.
  • A relatoria ficará a cargo do deputado Ricardo Ayres, que produzirá um documento final.
  • A investigação surge após denúncias de pagamento de propinas a servidores do INSS, afetando mais de 6 milhões de aposentados.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

CPI do INSS será presidida pelo senador Omar Aziz (PSD-AM) Waldemir Barreto/Agência Senado - Arquivo

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) para apurar o esquema de fraudes do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) será instalada no Congresso Nacional na quarta-feira (20).

A data foi confirmada nesta segunda e incluída no sistema oficial do Senado.


O primeiro encontro está previsto para começar às 10h, e será voltado para a formalização da presidência, relatoria e demais composição do grupo.

A etapa formaliza o início oficial dos trabalhos de investigação do grupo que será presidido pelo senador Omar Aziz (PSD-AM). Ao todo, o grupo de trabalho de parlamentares terá 180 dias.


A relatoria, que tem responsabilidade por fazer um documento final da investigação, será conduzida pelo deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO).

Os dois nomes, indicados pelos presidentes do Senado e da Câmara, terão uma primeira reunião nesta segunda-feira. A ideia é fazer um alinhamento dos trabalhos.


Veja mais

Além dos dois, o grupo será composto por 15 deputados e 15 senadores titulares, com o mesmo número de suplentes. A previsão de despesas voltadas à CPI é de R$ 200 mil.

Fraudes do INSS

Em abril, a PF (Polícia Federal) identificou indícios de pagamento de propina a servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em um esquema de descontos associativos fraudulentos aplicados em benefícios previdenciários.


A divulgação do impacto, que alcançou mais de 6 milhões de aposentados, levou a um pedido de investigação por parte de parlamentares.

O pedido de criação da CPMI foi apresentado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e teve o apoio de 223 deputados e 36 senadores.

Perguntas e respostas

Quando será instalada a CPMI para apurar fraudes do INSS?

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) para apurar o esquema de fraudes do INSS será instalada no Congresso Nacional na próxima quarta-feira, dia 20.

Qual será a agenda da primeira reunião da CPMI?

A primeira reunião está prevista para começar às 10h e será voltada para a formalização da presidência, relatoria e composição do grupo.

Quem presidirá a CPMI e quem será o relator?

A CPI será presidida pelo senador Omar Aziz (PSD-AM) e a relatoria ficará a cargo do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO).

Quantos membros compõem a CPMI?

O grupo de trabalho será composto por 15 deputados e 15 senadores titulares, além do mesmo número de suplentes.

Qual é a previsão de despesas para a CPMI?

A previsão de despesas voltadas à CPI é de R$ 200 mil.

O que motivou a criação da CPMI?

A criação da CPMI foi motivada pela identificação de indícios de pagamento de propina a servidores do INSS, relacionados a um esquema de descontos associativos fraudulentos em benefícios previdenciários, que afetou mais de 6 milhões de aposentados.

Quem apresentou o pedido de criação da CPMI?

O pedido de criação da CPI foi apresentado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT), contando com o apoio de 223 deputados e 36 senadores.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.