Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Corregedor de Justiça determina inspeção na 13ª Vara de Curitiba e no TRF-4

Foi considerada a existência de diversas reclamações disciplinares contra juízes e desembargadores

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, determinou a inspeção do funcionamento da 13ª Vara Federal de Curitiba e dos gabinetes dos desembargadores integrantes da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), onde tramitam processos da Lava Jato.

A verificação ocorrerá entre os dias 31 de maio e 2 de junho. O corregedor levou em consideração a existência de diversas reclamações disciplinares contra juízes e desembargadores que atuam na Vara da Subseção Judiciária de Curitiba e na 8ª Turma do TRF-4.

O objetivo é apurar fatos relacionados a deficiências graves nos serviços judiciais e auxiliares, nas serventias e nos órgãos prestadores de serviços notariais e de registro. 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

A movimentação ocorre em meio a impasses que envolvem a 13ª Vara Federal de Curitiba e o TRF-4, que se tornaram frequentes após decisões sobre o advogado Rodrigo Tacla Duran, operador de um esquema de corrupção. 


Em 23 de maio, por exemplo, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, determinou o encaminhamento, para seu gabinete, de duas ações penais contra Tacla Duran que tramitam na 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba.

Leia também

O ministro também determinou à vara que permaneça sem proferir nenhuma decisão. Em março, o então ministro Ricardo Lewandowski suspendeu a ação penal. Agora, Toffoli diz que houve um descumprimento da decisão. Na prática, seria uma "suspensão" enquanto ele se informa sobre os processos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.