Brasília Damares diz que, se for candidata, quer ser presidente do Senado

Damares diz que, se for candidata, quer ser presidente do Senado

Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos é alvo de enquetes e sondada por partidos, mas martelo não está batido

  • Brasília | Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

A ministra Damares Alves (da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos)

A ministra Damares Alves (da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos)

Alan Santos/PR - 29.07.2020

Alvo de enquetes e de sondagens políticas para se lançar candidata ao Senado Federal, a ministra Damares Alves (da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) afirmou que, se aceitar a iniciativa, quer ser a primeira mulher presidente da Casa Legislativa.

"Confesso que, se aceitar, eu quero ir para ser a primeira mulher presidente do Senado e propor, imediatamente, a reforma do Código Penal", disse ao R7, lembrando que nunca teve intenção de se candidatar a nenhum cargo eletivo. Segundo a ministra, "precisamos melhorar as nossas penas e o sistema prisional".

Na última quarta-feira (19), em entrevista a uma rádio, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o convite foi feito, mas que ainda não está batido o martelo.

A possibilidade da candidatura de Damares, inclusive, passou pelo crivo do ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), que é apontado como o candidato bolsonarista ao governo de São Paulo. Segundo Bolsonaro, o ministro teria gostado da ideia.

Questionada sobre o convite de Bolsonaro, Damares disse que se sentiu honrada e lembrou que há, também, a ideia de sua candidatura pelo estado do Amapá.

Sua postulação ao Legislativo, porém, não está definida, mas deve ocorrer até abril, prazo para que ministros saiam de suas funções para disputar o pleito no fim do ano, segundo as regras eleitorais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Recentemente, o tema foi abordado por Damares em uma entrevista para um canal no YouTube. A ministra contou que há, ao menos, duas enquetes online sobre sua candidatura ao Senado e que, em uma delas, já alcançou mais de 50% das intenções de voto.

Damares revelou que aprecia a ideia de se lançar ao Legislativo. "Todo mundo fala que vou ser senadora. Eu escrevi que, agora, eu sei em qual estado serei senadora, mas foi uma brincadeira que eu fiz. E isso virou uma confusão, porque pegaram como verdade que serei candidata e me lançaram como candidata. E tu sabe que eu estou gostando dessa ideia?"

Últimas