Defensoria Pública do DF oferece exames de DNA gratuitos nesta terça-feira, em Santa Maria
Ação faz parte do projeto Paternidade Responsável e vai acontecer no estacionamento ao lado do Restaurante Comunitário
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) vai realizar exames de DNA gratuitos nesta terça-feira (19) em Santa Maria. A ação faz parte do projeto Paternidade Responsável, que tem o objetivo de reduzir a quantidade de pessoas que não têm o nome paterno no registro de nascimento. Para participar, basta realizar o pré-agendamento pelos telefones (61) 98240-3934 (WhatsApp) e (61) 2196-4324 (somente ligação).
O evento vai ocorrer das 9h às 16h, com apoio da van da Defensoria Pública do DF para os atendimentos. Na avaliação do defensor público-geral Celestino Chupel, a iniciativa contribui para o diálogo e a cooperação entre os vínculos parentais.
De acordo com o Portal da Transparência do Registro Civil, lançado em março deste ano, de janeiro a 11 de setembro, mais de 123 mil certidões de nascimento foram contabilizadas sem o nome do pai em todo o país, um aumento de 5,15% em comparação ao mesmo período do ano passado.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Por dia, segundo a plataforma administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), são quase 500 registros sem a identificação de paternidade da criança.
No recorte do Distrito Federal, 1,7 mil crianças nascidas neste ano têm apenas o nome da mãe na certidão de nascimento. O número representa 5,8% do total de crianças nascidas na capital federal, período em que foram registrados mais de 29,9 mil nascimentos.
Saiba mais
Endereço: Estacionamento lateral do Restaurante Comunitário de Santa Maria, na Avenida Alagados, Área Especial, Quadra Central 1, Lote B, Galpão 3, 4 e 5, ao lado da Administração Regional;
Horário: 9h às 16h;
Pré-agendamento: (61) 98240-3934 (somente WhatsApp) e (61) 2196-4324 (somente ligação).












