Brasília 'Dengue tem estrangulado saúde pública do Distrito Federal', diz vice-governadora Celina Leão

'Dengue tem estrangulado saúde pública do Distrito Federal', diz vice-governadora Celina Leão

Capital do país vai ampliar atendimento com Hospital de Campanha da Aeronáutica que será montado em Ceilândia

  • Brasília | Do R7

DF já registrou mais de 30 mil casos de dengue

DF já registrou mais de 30 mil casos de dengue

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, afirmou que a "dengue tem estrangulado a saúde pública" do DF. A declaração foi feita nesta sexta-feira (2), durante visita ao local onde será montado o Hospital de Campanha da Aeronáutica para atender pacientes com suspeita da doença, ao lado da UPA de Ceilândia. A vice-governadora aproveitou o momento para reforçar a importância da ajuda da população no descarte irregular de lixo e disse que o governo não foge das responsabilidades.

"Esse local aqui foi estrategicamente escolhido pela nossa Secretaria de Saúde, onde temos 40% dos casos de dengue registrados. Hoje nós sabemos da superlotação dos nossos hospitais e nossas UPAs, e a dengue tem estrangulado ainda mais a saúde pública", afirmou Celina.

O DF registrou 30,3 mil casos prováveis de dengue em 27 dias, um aumento de 920% em relação ao mesmo período de 2023. Foram seis mortes confirmadas no período e outras 24 estão em investigação. A capiral é a unidade da federação com maior taxa de incidência da doença no país, com 1,1 mil casos por 100 mil habitantes. O segundo colocado, Minas Gerais, tem 384,9 casos a cada 100 mil habitantes. No Acre, são 357 casos/100 mil hab.

O hospital de campanha vai funcionar com servidores da Força Aérea Brasileira. Serão sete médicos e 35 leitos de hidratação.

"Nós já estamos com o apoio do Exército Brasileiro e agora temos a ajuda da Aeronáutica. O hospital será construído em módulos. Serão sete módulos assistenciais e um módulo de laboratório. A estrutura está no Rio de Janeiro agora e será enviada para o DF neste fim de semana", explicou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Vacina

Celina Leão reforçou que o Ministério da Saúde atendeu ao pedido do GDF para priorizar o envio das vacinas contra a dengue para a capital. Os imunizantes devem ser encaminhados a partir da próxima semana. A vice-governadora destacou que vai ampliar a aplicação de multas para o descarte irregular de lixo.

Em portaria publicada nesta sexta, está autorizado que os flagrantes de descarte sejam feitos pelos administradores regionais. Eles devem gravar vídeos da infração e encaminhar para o DF Legal, que aplicará multa aos responsáveis.

Últimas