Depois de rachadura em pilar, moradores deixam prédio no DF
O incidente aconteceu no Colorado; o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram chamados para examinar a edificação
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
Os moradores de um prédio de três andares no Grande Colorado, no Distrito Federal, deixaram a edificação depois que o Corpo de Bombeiros esteve no local e detectou rachaduras na estrutura. Os próprios moradores acionaram a corporação por conta da fissura em um pilar.
Pelo menos 20 pessoas foram evacuadas. O fato aconteceu por volta de 12h10 desta quarta-feira (2). Os bombeiros atuaram com três veículos e 13 militares. Os profissionais, por sua vez, pediram a retirada dos moradores até a chegada da Defesa Civil.
Segundo a comunicação dos Bombeiros, a conclusão é que era preciso analisar as estruturas do prédio. Mais tarde, a Defesa Civil esteve na edificação e constatou “desplacamento de materiais em pilar em pavimento térreo”.
A fissura teria socorrido por infiltração. Segundo nota divulgada pelo órgão, os técnicos não encontraram outras rachaduras ou evidências que colocassem em risco a permanência dos moradores no local.
Leia também
“Orientamos a contratação de um responsável técnico para, após estudo das causas das manifestações patológicas, proceder a recuperação necessária. Em caso de agravamento ou evolução das manifestações estruturais apresentadas, o solicitante [deverá] entrar em contato com a Defesa Civil”, informou o órgão.
Medo em Taguatinga Sul
Em 7 de janeiro, moradores de um prédio de cinco pavimentos em Taguatinga Sul tiveram que abandonar suas casas após uma moradora chamar os bombeiros por conta de rachaduras na estrutura.
Horas depois, a parte superior da construção desabou sobre o primeiro pavimento. Um total de 24 famílias ficaram desabrigadas. A parte da edificação que continua de pé permanece isolada e com risco de desabar.