Deputado é denunciado no Supremo por injúria contra Erika Hilton
Ação foi apresentada pela PGR e a ministra Cármen Lúcia foi sorteada relatora, que já determinou que seja realizada uma audiência
A PGR (Procuradoria-Geral da República) apresentou ao STF (Supremo Tribunal Federal) uma denúncia contra o deputado Abílio Brunini (PL-MT) por injúria contra a deputada Erika Hilton (Psol-SP). Brunini foi eleito nas últimas eleições para prefeito e vai comandar a capital do Mato Grosso nos próximos quatro anos. O processo tramita sob sigilo e foi confirmado pelo R7.
Leia Mais
A ministra Cármen Lúcia foi sorteada relatora, que já determinou que seja realizada uma audiência para discutir o caso. Na prática, se a ministra aceitar a denúncia, o parlamentar vira réu e passa a responder penalmente pelas ações na corte. Então, o processo segue para a instrução processual, composta por diversos procedimentos para investigar tudo o que aconteceu e a participação de cada um dos envolvidos no caso.
A ação mostra que o deputado fez declarações contra a parlamentar durante sessão da CPMI do 8 de janeiro, em junho do ano passado. A fala foi feita fora dos microfones, mas parlamentares presentes testemunharam e confirmaram as declarações.
Em outubro do ano passado, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados arquivou um processo que tramitava no colegiado e que poderia cassar o mandato do deputado.