Duas antas são resgatadas depois de incêndio no Parque Nacional de Brasília
Tenda de apoio foi montada para resgate de animais afetados pelo fogo
Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília
Duas antas foram resgatadas nesta quarta-feira (18) em meio aos incêndios que atingem o Parque Nacional de Brasília desde domingo (15). Uma tenda de apoio foi montada pela manhã no local para o resgate de animais silvestres e domésticos que foram afetados pelo fogo.
LEIA TAMBÉM
O secretário do Meio Ambiente do DF, Gutemberg Gomes, relata que o primeiro animal tinha porte médio foi encontrado de manhã e foi encaminhado para um hospital veterinário. A segunda anta foi encontrada durante a tarde, tinha porte grande e recebeu os primeiros socorros na tenda, antes de ser levada para tratamento no Zoológico de Brasília.
Segundo o comandante Aníbal, do CBMDF (Corpo de Bombeiros Militar do DF), o fogo no Parque Nacional está controlado, mas ainda existem dois pontos quentes que estão sendo combatidos, um em mata ciliar e o outro subterrâneo.
Aníbal explica que o incêndio subterrâneo é difícil de identificar por não existir chamas. “Nós vemos pontos de fumaça e, com isso, sabemos que ali naquela região tem um incêndio subterrâneo”, explica. “O que está queimando é matéria orgânica que está depositada no solo. Isso acontece normalmente em matas ciliares, matas de galeria, então é o foco mais difícil de combater”, completa
O ICMBio (Instituto Chico Mendes) afirma que o incêndio atingiu 1.473 hectares dentro do Parque. Os trabalhos contra o fogo vão continuar durante a noite.