Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Enchentes no Rio Grande do Sul: venda de passagens para base de Canoas começa nesta terça

Com o início da operação, serão 134 voos semanais para o Rio Grande do Sul; enchentes no estado já mataram 157

Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho Vosmar Rosa/MPOR - 13.03.2024

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, declarou nesta segunda-feira (20) que as companhias aéreas vão começar a venda de passagens para a base aérea de Canoas (RS) nesta terça (21). A previsão é que as operações de voos comerciais na cidade ocorram a partir de quarta (22). A fala ocorreu no Palácio do Planalto, depois de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros ministros sobre a situação do RS, que enfrenta fortes chuvas e enchentes. O objetivo é ampliar o acesso a Porto Alegre, cujo aeroporto está inundado e fechado desde 3 de maio, sem previsão de reabertura. Canoas fica na Região Metropolitana da capital gaúcha.

LEIA MAIS

A situação no estado já deixou 157 mortos e 806 feridos, segundo a atualização mais recente da Defesa Civil local. Outras 88 pessoas estão desaparecidas e 581.633, desalojadas — das quais 76.188 estão em abrigos. As operações de resgate já alcançaram 82.666 pessoas e 12.358 animais.

Segundo o ministro, na primeira semana, serão cinco voos diários em Canoas, com previsão de atender 6 mil passageiros por semana. No total, com os trechos novos, são 134 voos semanais ao Rio Grande do Sul. A malha aérea emergencial inclui aeroportos de Santa Catarina (veja mais abaixo).

“Já na próxima segunda vamos avaliar a ampliação de voos comerciais para Canoas, que será estratégica para a aviação de Porto Alegre e Região Metropolitana”, destacou, ao comentar a situação do aeroporto da capital gaúcha. “Só vamos fazer uma leitura mais clara do Salgado Filho, naturalmente, quando a água baixar. Hoje começamos a ver, pela primeira vez, parte da pista. Nos próximos dias esperamos que toda a água saia. A partir daí, teremos um diagnóstico mais claro da situação”, completou.


Há poucos dias, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) liberou a operação de voos comerciais no local. A responsabilidade pelas operações será da concessionária Fraport, que administra o Aeroporto Salgado Filho. Essa medida foi articulada pelo governo como parte das malhas aéreas emergenciais no estado.

A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que a Base Aérea de Canoas seria usada para voos comerciais no início do mês. A primeira aeronave que pousou no local levou doações para a população afetada. O uso da base de Canoas foi organizado em parceria da FAB com o Ministério de Portos e Aeroportos, Anac e as companhias aéreas.


Malha aérea emergencial para o RS

• Aeroporto de Caxias do Sul (RS): 39 voos semanais


• Aeroporto de Santo Ângelo (RS): 6 voos semanais

• Aeroporto de Passo Fundo (RS): 21 voos semanais

• Aeroporto de Pelotas (RS): 6 voos semanais

• Aeroporto de Santa Maria (RS): 3 voos semanais

• Aeroporto de Uruguaiana (RS): 3 voos semanais

• Aeroporto de Florianópolis (SC): 14 voos semanais

• Aeroporto de Jaguaruna (SC): 7 voos semanais

• Base Aérea de Canoas (RS): 35 voos semanais


Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.