Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

‘Estamos juntos sempre’: veja prints de mensagens que Vorcaro teria enviado a Moraes

Em um dos registros, ex-banqueiro afirma que sua família, funcionários e parceiros teriam uma ‘dívida de vida’ com Moraes

Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Relatório da Polícia Federal revela mensagens de Daniel Vorcaro para o ministro Alexandre de Moraes.
  • Vorcaro expressa gratidão a Moraes, afirmando que ele e sua família têm uma "dívida de vida" com o ministro.
  • Mensagens mostram preocupação de Vorcaro com investigações sobre o Banco Master e pedidos de intervenção.
  • Vorcaro tenta impedir ou retardar ações contra o Banco Master e menciona pressão sobre diretores.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Mensagem escrita por Vorcaro que teria sido enviada a Moraes, segundo a PF
Mensagem escrita por Vorcaro que teria sido enviada a Moraes, segundo a PF Reprodução/Polícia Federal

Um relatório da Polícia Federal tornado público nesta terça-feira (1º), por decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça, reúne uma série de mensagens atribuídas ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro e destinadas ao contato identificado pelos investigadores como sendo do ministro Alexandre de Moraes.

Além de pedidos relacionados às investigações que envolviam o Banco Master, os registros recuperados pela perícia mostram mensagens de caráter pessoal, nas quais Vorcaro agradece ao interlocutor e afirma que ele e sua família teriam uma dívida de gratidão com Moraes e os familiares do ministro. O R7 tenta contato com Moraes. O espaço segue aberto para manifestação.


Em uma das mensagens, o ex-banqueiro escreveu: “Estamos juntos sempre. Você sabe que tenho gratidão da minha vida a você. Toda minha família, funcionários, parceiros, amigos que dependem de nós têm uma dívida de vida contigo e com sua família. Muito obrigado por tudo.”

Em outro registro, Vorcaro diz a Moraes que tem muito orgulho do ministro e que o legado dele será eterno.


Vorcaro teria elogiado Moraes em mensagem enviada ao ministro
Vorcaro teria elogiado Moraes em mensagem enviada ao ministro Reprodução/Polícia Federal

Veja Também

Pedidos para conter investigações

A Polícia Federal identificou uma dinâmica utilizada por Vorcaro para enviar mensagens a Moraes. O método consistia em redigir os textos em um aplicativo de notas do celular, fazer uma captura de tela e, segundos depois, encaminhar a imagem ao contato identificado no aparelho como “Alexandre de Moraes BRASILIA”. A perícia identificou ao menos 52 notas enviadas nesse padrão.

Entre os conteúdos recuperados pela PF estão mensagens nas quais Vorcaro demonstra preocupação com apurações envolvendo o Banco Master conduzidas pelo Banco Central, pela própria Polícia Federal e pelo Ministério Público.


Em uma das notas, datada de 30 de outubro de 2025, o ex-banqueiro afirma que “G e os diretores estão na pressão máxima”. Na sequência, pede que haja uma intervenção junto ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e ao procurador-geral da República, Paulo Gonet.

“É importante reforçar com Andrei e Paulo pra não deixar ninguém de baixo fazer uma sacanagem”, escreveu Vorcaro, segundo o relatório da PF.


Print de mensagem escrita por Vorcaro que teria sido enviada a Moraes
Print de mensagem escrita por Vorcaro que teria sido enviada a Moraes Reprodução/Polícia Federal

Em outros registros, o ex-banqueiro faz questionamentos sobre possíveis medidas contra o Banco Master e busca saber se haveria alguma forma de impedir ou retardar ações.

Entre as mensagens identificadas pela perícia estão perguntas como: “Alguma novidade? Conseguiu ter notícia ou bloquear?”, “E o Galípolo quem está pressionando isso pra fazer intervenção?”, “Mas pedido deferido por parte deles? Algo que dê para bloquear?” e “E com Andrei dá pra segurar?”.

Em mensagem que teria sido enviada a Moraes, Vorcaro cita diretor-geral da PF
Em mensagem que teria sido enviada a Moraes, Vorcaro cita diretor-geral da PF Reprodução/Polícia Federal

Comunicação antes da prisão

A perícia também identificou mensagens trocadas entre os dois em 17 de novembro de 2025, horas antes da primeira prisão de Vorcaro no contexto das investigações sobre o Banco Master. O empresário foi preso no Aeroporto de Guarulhos, pouco antes de embarcar em um avião particular para deixar o Brasil.

Nos registros, o então banqueiro afirma que jornalistas estavam apurando transações envolvendo o BRB (Banco Regional de Brasília).

Segundo a PF, Vorcaro escreveu que havia feito “uma correria aqui pra tentar salvar” a situação e avaliava que a movimentação poderia “inibir” o avanço das apurações. Além disso, Vorcaro pergunta se deveria estar fora do país na segunda-feira seguinte. Veja a seguir.

Vorcaro teria enviado mensagem a Moraes perguntando sobre apurações envolvendo o Master
Vorcaro teria enviado mensagem a Moraes perguntando sobre apurações envolvendo o Master Reprodução/Polícia Federal
Vorcaro teria enviado mensagem a Moraes perguntando sobre apurações envolvendo o Master
Vorcaro teria enviado mensagem a Moraes perguntando sobre apurações envolvendo o Master Reprodução/Polícia Federal
Em suposta mensagem a Moraes, Vorcaro pergunta se deveria estar fora do Brasil
Em suposta mensagem a Moraes, Vorcaro pergunta se deveria estar fora do Brasil Reprodução/Polícia Federal
Prints das mensagens que teriam sido enviadas por Vorcaro a Moraes no dia da prisão do empresário
Prints das mensagens que teriam sido enviadas por Vorcaro a Moraes no dia da prisão do empresário Reprodução/Polícia Federal
Prints das mensagens que teriam sido enviadas por Vorcaro a Moraes no dia da prisão do empresário
Prints das mensagens que teriam sido enviadas por Vorcaro a Moraes no dia da prisão do empresário Reprodução/Polícia Federal
Prints das mensagens que teriam sido enviadas por Vorcaro a Moraes no dia da prisão do empresário
Prints das mensagens que teriam sido enviadas por Vorcaro a Moraes no dia da prisão do empresário Reprodução/Polícia Federal
Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.