Estoque de vacina contra a influenza está quase zerado no DF
Algumas regiões de saúde já zeraram os estoques. Quem não conseguir se vacinar terá que aguardar a próxima campanha
Brasília|Do R7, em Brasília
Os estoques da vacina contra a gripe estão quase esgotados no Distrito Federal. Segundo a Secretaria de Saúde, a procura pela imunização aumentou consideravelmente nas últimas semanas, e algumas regiões de saúde até zeraram os estoques. A rede central de frios já distribuiu todas as ampolas do medicamento e não há como reabastecer os postos.
De acordo com a pasta, até a tarde desta terça-feira, a região Sudeste da capital tinha 10 doses da vacina, e a região Oeste, nenhuma. A região Central tem 80 doses que serão disponibilizadas no Cesmu (Centro Especializado de Saúde da Mulher). A região Centro-Sul tem 400 doses, a Sul, 930, e a Norte, 230.
A lista de pontos de vacinação pode ser conferida neste link.
Quem não conseguir se imunizar terá que aguardar o início da campanha de vacinação de 2022, prevista para o final de março. A vacina da rede pública protege a população contra os vírus influenza A H1N1 e H3N2, e Influenza B. Segundo orientação do Ministério da Saúde, não há risco em aplicar, em um mesmo dia, imunizantes contra a gripe e contra a Covid-19.
As medidas não farmacológicas para que a população se proteja do vírus da gripe são as mesmas usadas para evitar a Covid-19. É importante lavar bem as mãos, usar máscara, manter o distanciamento social e evitar aglomerações e ambientes fechados e pouco ventilados.