Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Governador do DF quer fazer a integração de mil quilômetros de ciclovias até 2026

Nesta sexta-feira, Ibaneis Rocha lançou o programa Vai de Bike que pretende construir mais 320 km de ciclovia e revitalizar 400 km

Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília e Kristine Otaviano, RECORD

Ibaneis quer melhorar ciclovias do DF Gilson Mineiro/RECORD - 20.09

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse no lançamento do programa Vai de Bike nesta sexta-feira (20) que pretende entregar, até o fim de 2026, mil quilômetros de ciclovia integradas para a capital do país. Atualmente, o DF conta com cerca de 680 km de ciclovia, e o governo pretende construir mais 320 km. Além disso, estão previstos a instalação de paraciclos, revitalização de 400 km e conexão entre a malha cicloviária, com investimento de R$ 122 milhões.

Veja Mais

“Hoje temos o lançamento desse programa de mobilidade integrada de ciclovias, chamado Vai de Bike. E até o fim do nosso governo pretendemos entregar 1.000 km de vias integradas aqui no Distrito Federal, beneficiando tanto as pessoas que utilizam como esporte as ciclovias, mas também com esperança de no futuro a gente ter esse modal de ciclismo como uma forma de transporte para a população”, disse.

O Vai de Bike será desenvolvido pelo GDF, com atuação da Secretaria de Transporte e Mobilidade, que será responsável pelo planejamento e mapeamentos das regiões que mais precisam de atuação do governo, e coordenação da Secretaria de Obras.

Ibaneis também comentou a inauguração da reconstrução da DF-001, no Pistão Sul, em Taguatinga, também nesta sexta-feira (20). “Essa via de ligação é muito importante, não só para a população de Taguatinga, mas para toda a população dessa região que vem do Recanto das Emas, do Riacho Fundo 2 e 1, que muitas vezes querem acessar a Estrutural ou a EPTG (Estrada Parque Taguatinga) e utilizam essa via”, observa.

O governador reforçou que desde o começo da gestão havia um pleito da população pela reconstrução do Pistão Sul. “Nós elaboramos o projeto ainda no primeiro mandato e iniciamos essa obra com recursos que vieram parte da Câmara Federal e com recursos de uma fonte 100 do Distrito Federal com investimento em torno de R$ 40 milhões. Essa medida vai beneficiar também os comerciantes da região e empresários que atuam aqui”, disse.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.