Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Guedes pede à Câmara dispensa de convocação para explicar offshore

Ministro enviou ofício à Casa em que pede 'compreensão' e 'gentileza' em acolher pedido de não comparecimento à audiência

Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Paulo Guedes está na condição de convocado, e não de convidado
Paulo Guedes está na condição de convocado, e não de convidado Paulo Guedes está na condição de convocado, e não de convidado

O ministro da Economia, Paulo Guedes, enviou nesta sexta-feira (12) um ofício à Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados para informar que estará ausente na audiência marcada para a próxima terça-feira (16). Na audiência, ele deveria se explicar sobre sua offshore em paraíso fiscal.

Guedes justificou que estará em Dubai, em viagem oficial junto ao presidente da República, Jair Bolsonaro. No documento enviado à Câmara, Guedes pede "a compreensão e a gentileza para que sejam acolhidas como suficientes as informações prestadas por intermédio dos documentos apresentados, no dia 9 de novembro de 2021, à Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público”. 

O presidente da comissão, deputado Afonso Motta (PDT -RS), disse ao R7 que a audiência foi reagendada. "Ele justificou que estará em Dubai com o presidente esta semana. Já o reconvoquei para dia 23 [de novembro] às 9h30", afirmou Motta. 

A assessoria de Guedes já havia informado na terça-feira (9) que a ida do ministro à Câmara seria adiada, mas não explicou o motivo. A revelação sobre a existência de offshores de Guedes gerou alvoroço no país, uma vez que o ministro detém informações sensíveis sobre câmbio e taxa de juros. Além disso, Guedes já disse em diversos momentos ser favorável a uma política cambial em que o dólar é elevado, sistema que valoriza offshores.

Publicidade

Rodrigo Maia alfineta Guedes após ausência anterior

Guedes já tinha cancelado a participação em audiência anterior marcada para a última quarta-feira (10). Na sessão de terça-feira (9) da Câmara dos Deputados, durante a votação da PEC dos Precatórios, já circulava o rumor de que ele não compareceria à audiência do dia seguinte. Com isso, vários deputados usaram o tempo de fala para perguntar por onde ele andava e “por que se escondia”. A hashtag “Cadê o Guedes”, usada por Rodrigo Maia, chegou a reunir uma série de postagens no Twitter de parlamentares, autoridades e da população em geral contra o ministro.

Em nota, Aureo Ribeiro, presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Casa, afirmou que recebeu uma documentação sigilosa da assessoria de Guedes na qual se informava a ausência. “Porém, já deixando claro que uma coisa não substitui a outra. Ou seja: esperamos a sugestão de nova data por parte da assessoria de Paulo Guedes”, publicou. Como Guedes está na condição de convocado, e não de convidado, a participação é obrigatória. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.